TAP vai disponibilizar internet a bordo com direito a ligação WhatsApp
   15 de dezembro de 2018   │     6:06  │  0

A companhia aérea portuguesa entrou a nova era digital e em 2019 vai oferecer internet durante os voos para os passageiros, que poderão fazer ligações por WhatsApp a bordo. “Num voo de 12 horas, é importante ficar ligado”, disse o acionista David Neelman.  Ao mesmo tempo que anunciou uma nova rota para as Américas, desta vez com destino em São Francisco – ligado a partir do dia 10 de junho de 2019, Dia de Portugal, com cinco frequências semanais -, o acionista David Neeleman revelou que a companhia vai oferecer a ligação ao WhatsApp a bordo, passando ainda a disponibilizar pacotes de rede de internet a preços “muito competitivos”.

“Somos os primeiros no Atlântico a permitir um serviço de mensagens gratuito durante todo o voo, através de wi-fi a bordo e sem custos. Não há nada mais importante do que poder conectar-se e a TAP fez um investimento grande para dar isso aos seus clientes. Além do serviço gratuito de WhatsApp, quem quiser pode comprar pacotes de dados a um preço muito bom”, adiantou o presidente da companhia, Antonoaldo Neves.

Novos aviões

A TAP está renovando toda sua frota e a sua diretoria aproveitou o jantar de confraternização de final de ano, que reuniu acionistas privados, comissão executiva e jornalistas para dar as boas notícias. “A última aeronave velhinha vai desaparecer no próximo ano”, cumprindo-se os planos de renovação da frota que passam pela chegada de 37 aviões a estrear já em 2019.

A aquisição de novas aeronaves vai possibilitar economizar combustível e com isso baixar os preços das passagens. De acordo com o CFO da TAP, Raffael Alves, “os novos aviões permitirão uma poupança brutal: os A320 a rondar os 20% menos de consumo de combustível, os A330 com 10% menos, mas com mais 30 lugares. Isto representa quase 30 milhões de euros a menos no orçamento do ano que vem”, precisou. E isso ajudará a reduzir também as tarifas médias, sublinha David Neeleman.

“Há uma lista de 40 destinos novos para anunciar nos próximos cinco anos”, disse o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, que destacou a agradável surpresa que se revelaram as rotas de Telavive, Boston e Nova Iorque. “Entre 2018 e 2019, a TAP terá contratado cerca de 500 pilotos e mil tripulantes de cabina”, precisou o administrador executivo.

A TAP vinha sendo denunciada pelos trabalhadores fazer com seus pilotos e também a tripulação, voassem em dias de descanso, causando grande preocupação aos passageiros e revolta aos colaboradores. A contratação de novos pilotos poderá aliviar a escala de serviço.

Cancelamentos

Ainda que a ocasião fosse para destacar o melhor, também houve abertura para falar dos problemas da TAP – desafios, como prefere identificá-los Antonoaldo Neves, que se materializam em questões de pontualidade e nos cancelamentos a que assistimos neste ano. “Nós tínhamos menos pilotos do que precisávamos, estávamos dependentes da boa vontade do pessoal para trabalhar em dias de folga ou férias, e isso não é sustentável.” Uma realidade que já se alterou quer graças às negociações com os sindicatos quer sobretudo pela contratação de pilotos e tripulantes.

 

A TAP entretanto tem ainda alguns problemas a resolver como a pontualidade que hoje este em 60%, percentual considerado ruim para companhia aérea que tem cancelado voos como o que ocorreu no final de novembro para Brasil e trazia famosos, que denunciaram o fato na internet. Mesmo assim o presidente da empresa Antonaldo Neves afirma que não teria havida cancelamento desde agosto.

“O índice de satisfação do cliente está em máximos históricos, não temos cancelamentos desde agosto e os atrasos estão a diminuir, mas sem as questões do aeroporto estarem resolvidas não será possível atingirmos a fasquia que desejamos”, avisou Antonoaldo.

Ano positivo

“Trabalho incrível desenvolvido em três anos de privatização”, disse o presidente da companhia, Antonoaldo Neves, destacando “as promoções que já estamos a fazer de centenas de chefes de cabina, a contratação de 320 pilotos e mais tripulantes até fevereiro (grande parte já cumprida) e a continuação das contratações daqui em diante, para adaptar a companhia ao crescimento, além da paz social conseguida na empresa, com acordos estabelecidos com praticamente todos os sindicatos para os próximos cinco anos”.

“Atingimos a marca histórica de 16 milhões de clientes neste ano e contamos crescer 10% a 15% no próximo”, declarou Antonoaldo Neves, destacando a oportunidade oferecida pelos 37 novos aviões que se juntam à operação da TAP em 2019. “Nem a Airbus conhece nenhuma companhia que tenha trocado tanto na frota em tão pouco tempo como nós: é uma renovação de cerca de 80% até ao próximo ano”, disse o acionista David Neeleman.

Problemas

O presidente da TAP cita os problemas da TAP Manutenção Brasil. Segundo ele  a VEM deverá já chegar a lucros operacionais de mais de três milhões de euros no próximo ano, depois de atingir obreak even ainda em 2018 – “com um pequeno lucro até, excluindo custos extraordinários”. Boas notícias, uma vez que o penoso sangramento da VEM durante os últimos anos tem impedido a TAP de solidificar resultados positivos.

A TAP é uma das poucas companhias que voltou a ter capacidade de se financiar na banca internacional, orgulharam-se os responsáveis. Quanto ao pagamento do crédito contraído nomeadamente para a compra dos novos aviões, “começará a ser pago a partir de março”, garantiu Antonoaldo. “São cerca de 120 milhões que começamos a pagar, em média, em tranches de dez/mês.”

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *