Cigres comemora três anos cuidando do meio ambiente no Sertão de Alagoas
   11 de dezembro de 2018   │     12:52  │  0

 

O aterro sanitário administrado pelo Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres) comemorou em 2018 três anos de funcionamento atendendo a uma população de mais de 500 mil pessoas de 24 municípios alagoanos.

O projeto foi idealizado em 2006 e a partir de 2010 com o advento do decreto 12.305/10, que implantou a política de gerenciamento de resíduos sólidos, objetivando colocar o Brasil dentro dos paramentos ambientais e de saúde pública determinados por organismos internacionais, que vem discutindo medidas de reduzir o aquecimento global.

Ações de educação ambiental são promovidas pelo Cigres
O aterro sanitário foi instalado entre os municípios de Olho d’Água das Flores e Olivença, com fácil acesso e em local que recebeu estudos ambientais para sua instalação e funcionamento, tendo para isso a concessão das licenças ambientais exigidas.

Crianças de várias escolas visitam e participam do plantio de mudas de árvores no aterro sanitário e cidades da região. Ação promovida pelo Cigres
Construído com recursos federais, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o aterro sanitário atualmente recebe 200 ton/dia de resíduos dos municípios, pertencentes ao Consórcio e aqueles que realizaram convênio e que encontraram no Cigres a solução para destinação do lixo produzido pela população.

O aterro possui 19 hectares, com capacidade de receber cerca de 200 ton/dia, por um período de 22 anos, podendo essa vida útil ser estendida para até 30 anos, com a implantação de novas tecnologias.

Viveiros de mudas de árvores foram instalados no Aterro Sanitário do Cigres no Sertão
Convênio
Embora projetado para atender aos municípios consorciados, o aterro também vinha atendendo, através de convênio a mais 6 municípios integrantes do Consórcio de Resíduos Sólidos do Sertão de Alagoas – CRERSSAL.  Isso possibilitou ganhos de escala baixando significativamente o preço de R$ 78,00 para R$ 60,23/tonelada. Entretanto o convênio não foi renovado até agora, pelos responsáveis do CRERSSAL, que estariam enviando os resíduos para outro aterro privado, no estado de Pernambuco.

O Convênio de Cooperação com o CRERSSAL possibilitou aos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Água Branca, Canapi e Inhapi a solução imediata de encerramento dos lixões e resolvendo o problema da destinação dos resíduos sólidos dessas cidades, promovendo a preservação ambiental e o cumprimento da legislação federal, evitando o indiciamento os gestores no cometimento de crime ambiental.

O aterro sanitário sob a responsabilidade do Cigres, é o único Consórcio Público, em funcionamento em Alagoas destinado ao tratamento de resíduos sólidos. Os recursos foram oriundos da Carteira de Resíduos Sólido, na época administrado pela Codevasf, região da Bacia Leiteira de Alagoas.

O Consórcio é formado pelos municípios de Olivença, Olho d’Água das Flores, Monteiropolis, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, Maravilha, Carneiros, Palestina, Batalha, Jacaré dos Homens, Cacimbinhas, Major Izidoro e Belo Monte.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *