A beleza do Jardim Botânico no Rio de Janeiro
   22 de novembro de 2018   │     5:50  │  1

IMG_7259

O Brasil possui uma flora riquíssima que pode ser observada, no maior e mais antigo jardim da América Latina. Trata-se do Jardim Botânico criado por D. João VI, em 1808, no Rio de Janeiro e que é aberto à visitação pública. Para conferir toda essa riqueza ambiental e turística, viajamos ao Rio de Janeiro, para visitar e registrar toda beleza existente no Jardim Botânico da cidade Maravilhosa.

IMG_7229

A história mostra que a ideia de criação do local foi de D. João, quando trouxe para o Brasil, uma comitiva de chineses para o cultivo de chás, que eram usados como remédios. O Jardim Botânico abrigava também na época uma fabrica de pólvoras.

 

IMG_7187

Museu do Meio Ambiente

Nossa visita começou pelo Museu do Meio Ambiente, que funciona no prédio principal na entrada do Jardim Botânico. O Museu se resume a poucas salas e uma delas é reservada para exposições, na parte superior. Entretanto a riqueza mesmo, esta nos jardins existentes em volta do prédio. O acesso é pago e o ingresso custa R$ 10,00.

O Jardim Botânico tem uma área de 54 hectares, onde existem cerca 6.500 espécies de plantas e árvores, algumas em extinção. Antes de entrar pelas ruas e trilhas do Jardim Botânico são necessárias alguns cuidados, como roupas leves e levar água mineral em garrafa, lanches e principalmente usar repelentes e não esqueça de levar um saquinho de lixo, porque lá não existe depósito. O local possui uma densa mata atlântica e o verde esta por toda parte, por isso a presença dos habitantes naturais do local, como o animais silvestres, insetos e repetis.

IMG_7270 IMG_7265

Não se conhece o Jardim Botânico apenas em duas ou três horas. É um local para se passar uma manhã ou tarde inteira. Os cenários são usados para produção de books de casais que vão casar, ou por gestantes que usam o Jardim Botânico como cenário.

Monumentos

Dentro do Jardim Botânico existem monumentos como o busto do príncipe regente D. João VI, criador do local e também de museus como de arqueologia, além de biblioteca especializada em botânica com mais de 32 mil títulos e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas.

Cascatas e lagos

IMG_7221

O incrível é encontrar em pleno centro urbano do Rio de Janeiro, um local como Jardim Botânico que possui cascatas e lagos lindíssimo. Como a cascata Waterfall e o lago Frei Leandro. Dois lugares que merecem uma foto e uma parada para apreciar toda beleza da natureza. Recomendamos evitar ingerir água dos córregos e dos bebedouros. Não que a água esteja contaminada, mas porque ela não é tratada e como as nascentes são oriundas de lençóis freáticos da zona urbana do Rio, recomenda-se não ingeri-las.  Por isso não façam o que fiz. Tomei água de um chafariz e depois tive problemas intestinais sérios.

IMG_7216

O lago do Frei Leandro com suas vitórias régias e a cascatas caindo fazendo o barulho formando um conjunto perfeito, como numa sinfonia musical, que faz qualquer um esquecer os problemas e o estresse do dia a dia.

Plantas medicinais

Para quem é naturalista e sempre busca o tratamento de doenças, através da natureza existe no Jardim Botânico, um espaço dedicado às ervas e plantas medicinais. O local mostrar uma grande variedade de plantas que podem curar. O princípio é que o  homem veio da terra e da terra voltará e por isso os remédios da terra deveriam ser os  recomendados, por não trazer danos ao ser humanos, no processo de cura.

Flores e árvores

No Jardim Botânico existem também orquidários, bromeliáceos e diversos jardins que mostram a variedade da flora em outros países como México e Japão. Árvores centenárias de todas as partes do Brasil também estão presentes no Jardim Botânico. Algumas é preciso até quatro pessoas para abraçá-la.

IMG_7247IMG_7212

Cultura

A valorização da cultura brasileira possui um espaço no Jardim Botânico, com uma praça onde acontecem exposições e apresentações artísticas. Bem ao lado existem lanchonetes e um pequeno restaurante. Entretanto vai o alerta para os preços praticados. Estão bem além do realmente justo. Isto devido à grande presença de turistas estrangeiros, que lotam o Jardim Botânico. Uma fatia de torta, por exemplo, pode chegar a R$ 24,00.  Tirando esse pequenos detalhe tudo é maravilhoso. Vale a pena programar um passeio ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Informações

Horário de funcionamento todos os dias de 8 às 17 horas.

Localização: Rua Jardim Botânico. 1.008- Jardim Botânico.

Contato- (21)3874-1808.

WWW.jbrj.gov.br

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *