Pesquisa aponta tendências do turismo para 2019
   16 de novembro de 2018   │     18:00  │  0

 

Foz do rio São Francisco em Alagoas, um dos produtos mais procurados pelos turistas

“Brasileiro deixa tudo para última hora”, já diz um ditado popular e assim é também nas viagens, decisão que custa sempre mais caro do que aquele que se planeja com mais antecedência. Uma pesquisa realizada pela Booking revelou que apenas 17% dos turistas já estão com tudo pronto para pronto para as férias de verão o Brasil. Em contra partida 48% dos brasileiros ainda não planejaram suas férias. Os dados são fruto de entrevistas realizadas com 1.018 pessoas das cinco regiões do País.

 

Piscinas naturais de Maragogi e Japaratinga, destinos mais vendidos pela CVC

Os números mostram também que os empresários de turismo devem investir mais em divulgação buscando motivar os viajantes a tomarem a decisão de se planejarem. O primeiro passo é criar campanhas, anuais tendo como referências os feriadões, assim como preparar material especial destinado a quem tira férias.

Tudo se baseia na realização de campanhas de motivação, já que a maioria deseja viajar, mas precisam ser incentivados a tomar essa decisão. Para isso é preciso identificar o perfil mediano do público alvo, que pode ser captado nas pesquisa realizadas e que atualmente tem apontado para um público que deseja não só diversão, mas aprendizagem, cultura e conhecimento, além da boa gastronomia. Para 56% dos entrevistados, suas viagens passadas lhes deram ensinamentos importantes para suas vidas.
Penedo, o destino cultura e de lazer mais novo colocados pelas Operadoras

Cultura

O ano de 2019 deslumbra para um cenário que proporcione ao turista o desejo de aprender e até aprender uma nova habilidade enquanto viajando. Dentre as viagens com propósito mais comuns, 68% dos turistas consideram fazer intercâmbios culturais – voluntariado (54%) e experiência profissional estrangeira (52%) são os outros destaques.

Alguma operadoras luso/brasileiras trabalham projetos para o turismo de eventos profissionais que proporcione ao interessando viajar e realizar cursos rápidos de qualificação como gastronomia, decoração, pesquisa e até equitação. Tudo com direito a certificado e horas aulas conferidas por instituições internacionais.

Cânions do São Francisco em Alagoas

Busca pelo perfil

Atualmente as agencias e operadoras de viagens buscam traçar um perfil do público alvo. O verão é a estação favorita para quase metade (48%) dos respondentes, enquanto essa quantidade aumenta para o público millennial (56%), classificado por eles como pessoas de 18 a 24 anos.
Incrível é que o verão continua sendo o período mais procurado para se viajar. Isso por vários motivos, segundo a pesquisa. Um dele é que se tem menos trabalho e mais disponibilidade (49%). Logo na sequência figuram a disponibilidade de pessoas para acompanhar na experiência (38%) e época de férias escolares para viajar com filhos (31%). Esses pensamentos tornam claro que são poucos os que se aventuram em viagens solo no verão, com apenas 8% de representatividade, aponta a Booking.

Destino Brasil

Villas Taturé em São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte de Alagoas

Com o dólar alto houve uma procurar claro pelos destinos brasileiros e na América Latina 53% preferem viajar pelo Brasil, mas fora de seu Estado, enquanto 26% se deslocam dentro do seu Estado. Já com relação as viagens internacionais os números ainda não são claros por apontou um número pequeno, quando os números do Ministério do Turismo (MTur) apontam uma grande evasão de brasileiros, que viajam para os Estados Unidos e Portugal, que se tornou uma vedete do turismo internacional para os brasileiros.

Trilhas no Sertão de Alagoas

Já o destino Brasil tem um percentual enorme com 60% da região como lugar preferido. Uma surpresa é o fato de o Rio de Janeiro não figurar entre os principais destinos do verão. O Litoral Catarinense aparece em segundo (24%), seguido bem de perto por destinos internacionais (22%), cidades históricas do Sudeste (21%), chapadas e trilhas do Centro-Oeste (20%) e Litoral Norte de São Paulo (19%).

Números 

Luiz Cegato, gerente de Comunicação Booking.com para América Latina, apresentou a pesquisa. A Booking analisa que o brasileiro opta por viagens curtas de até dez dias (55%). Já os roteiros curtos, de um fim de semana ou as escapadas de feriados, despontam 25% dos participantes da pesquisa.
Os viajantes com mais de 45 anos e mais endinheirados (31%) passarão mais de 11 dias fora de casa. O hotel ainda é o tipo de hospedagem mais utilizada (54%) pelos viajantes brasileiros, mas 48% estão abertos a hospedagens alternativas como pousadas, albergues, casas e apartamentos.

Vinte e seis por cento deles reservam pousadas, enquanto 14% ficam em casas ou apartamento alugados. A porcentagem de quem fica em hostels é baixa (4%) e a de campings é ainda menor, apenas 2%, finaliza a Booking.com.

O Clássico Hotel São Francisco com sua originalidade e charme em Penedo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *