“Entraves” para reclassificação do aeroporto Zumbi dos Palmares são levados ao conhecimento de Bolsonaro
   16 de novembro de 2018   │     9:00  │  0

O processo de reclassificação do aeroporto Zumbi dos Palmares continua parado aguardando que a prefeitura de Rio Largo cumpra com a determinação da Infraero e da Secretaria de Aviação Civil (SAC), para realizar adequações exigidas pelo sistema de segurança de voos.

Entretanto agora o assunto faz parte da pauta do presidente eleito Jair Bolsonaro e foi levado ao conhecimento do presidente eleito Jair Bolsonaro, através de uma das nossas reportagens em nosso blog, segundo um dos integrantes da equipe de Bolsonaro.

O prazo para que as adequações sejam realizadas termina em dezembro e segundo a mesma fonte do futuro governo, após essa data o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) será acionado, junto com o Ministério Público Federal,  para intimar o gestor de Rio Largo, a realizar de forma coercitiva as adequações.

O aeroporto Zumbi dos Palmares fica localizado no município de Rio Largo, onde a prefeitura já foi comunicada da necessidade para segurança dos voos, da retirada de postos da rede elétrica, torres de operadoras celular e a imóveis que foram construídos irregularmente com dois andares próximo a pista de decolagem/aterrisagem dos aviões.

O problema se arrasta há mais de três anos, impedindo que o aeroporto Zumbi dos Palmares suba da categoria Charles ( C ) para Delta (D), o que possibilitaria colocar Alagoas na rota de voos internacionais regulares e de descer aeronaves de maior porte. Essa inércia também causa prejuízo na geração de empregos para Rio Largo e também na arrecadação de impostos para o município.

A atual gestão municipal é acusada pelo trade turístico de entrar em rota de colisão com o desenvolvimento do turismo em Alagoas, e uma desses embates foi a tentativa do atual prefeito mudar o nome do Aeroporto Zumbi dos Palmares, para Aeroporto de Rio Largo, fato que geraria uma confusão para as companhias aéreas que já operam em Alagoas, com as mudanças no IATA.

IATA é a sigla inglesa de International Air Transport Association ou Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português. A IATA foi criada há mais de 60 anos por um grupo de companhias aéreas, com o objetivo de representá-las em todos os assuntos relacionados à aviação.

Atualmente, a IATA representa mais de 230 companhias aéreas – cerca de 93% do tráfego aéreo internacional. A IATA luta pelos interesses das companhias em todo o mundo fazendo com que os governos prestem contas, desafiando encargos tributários e trazendo a conscientização das pessoas envolvidas sobre os benefícios da aviação para as economias.

Outros problemas

O presidente Jair Bolsonaro também foi comunicado de outros problemas, que envolvem a operacionalização de voos internacionais em aeroportos do Nordeste, que têm a denominação de “internacionais”, mas não possuem estrutura para receber aviões de grande porte.

Um desses casos é o aeroporto de Natal, que teve um voo de uma aeronave A 380, fretado, cancelado porque não tinha caminhão muck para puxar o avião, nem escada para descida dos passageiros e tão pouco uma carreta para abastecer esse gigante do ar. Mesma situação é o de Maceió e Aracaju, este último classificado pelas companhias aéreas como o pior do Nordeste. Vale lembrar que milhões foram investidos na construção desses aeroportos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *