Encontro de cidades históricas em Manaus
   12 de novembro de 2018   │     12:03  │  0

 

Um dos ultimo eventos este ano importantes para os municípios com acervo histórico e que pretendem desenvolver o turismo como atividade de geração de emprego e renda, acontece de 22 a 24 de novembro em Manaus, capital do estado do Amazonas. Trata-se do 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, acontecimento promovido e organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com o objetivo fomentar a atividade do turismo cultural.

O tema deste ano é “Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Natural”. Já confirmaram presença cerca de 200 representações de vários municípios e governadores de estado, ministros, presidentes de entidades municipais, parlamentares e especialistas ligados ao Turismo e ao Patrimônio Mundial. O evento também disponibilizará na programação apresentação de painéis das experiências dos municípios com monumentos históricos e com acervo representativo que justifique o desenvolvimento do turismo cultural.

Será também uma oportunidade para descrever a importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão para o desenvolvimento dos destinos turísticos sustentáveis, além dos destinos turísticos inteligentes e o Patrimônio Natural e Cultural – Convergência e Sinergia para Transformar Destinos.

 

No 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial também discutirá o Financiamento e Captação de Investimentos para o Patrimônio Natural e Cultural, bem como os desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável e as Parcerias Público Privadas (PPPs) para gestão de reservas e parques naturais são outros pontos abordados no evento.

 

O evento também produzirá um documento denominado Carta de Manaus com sugestões e orientações para os gestores e para a futura equipe do governo federal e quem participar do Encontro poderá opinar na composição da Carta. Os participantes do evento já disseram que estão na expectativa de como o futuro governo irá tratar assuntos relacionados ao turismo, principalmente ao segmento cultural ligados à nossa história.

 

São parceiros do evento a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AMAZONASTUR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *