EXPO/ABAV termina com saldo tímido e ausência de estrangeiros
   29 de setembro de 2018   │     9:13  │  0

 

 

Participantes reclamaram da péssima estrutura do local do evento 

A maior feira de turismo da América Latina, a EXPO/ABAV 2018 terminou nesta sexta-feira com um resultado um pouco melhor que 2017, com cerca de 20 mil participantes. O volume de negócios foi avaliado em R$ 109 milhões pelos organizadores, e foi considerado tímido pelos empresários, que reclamaram da infraestrutura do local, pois chegou a faltar energia, comprometendo a programação do evento.

Para Alagoas a notícia boa foi a informação de que somos o segundo estado a ter o segundo maior número de voos para temporada dezembro 2018/19, com a disponibilidade de 39 mil assentos e voos diários saindo das principais capitais e cidades do Brasil. Maceió continua sendo o destino mais vendido da CVC.

Contudo a 46 º EXPO/ABAV foi considerada melhor que a do ano passado, quando os cortes no orçamento do Ministério do Turismo afetaram bastante a realização do evento, fechando em R$ 100 milhões de negócios, nas avaliações mais otimistas.

Estande de Alagoas na EXPO/ABAV, considerado simplório e sem destaque pelos empresários

Vale destacar que mais uma vez os estados nordestinos de Pernambuco e Bahia deram um show a parte, se destacando pela criatividade e compromisso com atividade turística. Lembrando que esses estados também foram destaque na Bolsa de Turismo em Lisboa, realizada em março desse ano e já anunciaram que em 2019 vão arrasar atraindo mais investidores para seus estados. Já o estande de Alagoas, foi classificado como simplório e sem expressão para um estado que possui o destino mais vendido pela maior operadora de turismo da a América Latina.

Estande do Rio Grande do Norte, nosso concorrente

 

Sem estrangeiros

Uma falta bastante notada foi de participantes internacionais no evento, principalmente as grandes companhias aéreas. Isto demonstra que o Brasil continua em quarentena, devido a tenso clima político que vive, acentuado pelas operações diárias realizadas pelo Poder Judiciário e divulgada com toda pirotécnica da imprensa. Isto causa nos investidores apreensão, medo e repulsa em desenvolver qualquer atividade no país. A instabilidade política, econômica e jurídica tem contribuído para afugentar empresários internacionais.

CVC é destaque

Em meio ao saldo negativo do evento é necessário destacar alguns pontos positivos como a melhoria do apoio do MTur ao evento a qualidade dos participantes (tanto autoridades, como buyers e expositores), a volta da CVC ao evento (como CVC Corp e suas marcas); o estande da Abracorp, com apoio da Gol/Delta/Air France-KLM; os eventos paralelos de entidades, o que fortalece o encontro; a variedade de produtos expostos; o otimismo do trade; a grande presença de agentes de viagens, de todos os portes e os estandes âncora, como os já citados da Abracorp e CVC Corp, e ainda os da Avianca, MTur, Bahia, Pernambuco, Travelport, ABR.

Grou Turismo presente e fazendo sucesso na EXPO/ABAV 2018

As atenções agora se voltam para o próximo ano, mas os organizadores já adiantaram que o local será o Expo Center Norte de 25 a 27 de setembro em São Paulo. A promessa é que se vai trabalhar para melhorar a EXPO/ABAV principalmente atraindo empresas estrangeiras, já que o Brasil tem atualmente o registro de um número ridículo 6 milhões de recebendo de turistas internacionais, fruto da violência que assola cidade consideradas cartões postais do país como Rio de Janeiro.

 

 

 

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *