Maior forte do mundo está em Portugal, mas foi construído pelos holandeses
   24 de setembro de 2018   │     15:42  │  0

 

Uma das maiores fortificações militares da antiguidade está aberta a visitação pública em Portugal desde 2015, em Elvas e já recebeu 100 mil pessoas. Trata-se da Forte das Graça que vem sendo bastante procurado por historiadores e amantes da arte da engenharia militar em uma época em que esse tipo de construção era fundamental para defesa de territórios.

Esta fortificação militar portuguesa mereceu o comentário no O jornal espanhol ElEconomista que o classificou como «a maior fortaleza terrestre do mundo». E,  Elvas se tem o maior complexo de fortificações abaluartadas do mundo. Somando o Forte da Graça, mais outras fortificações como o Forte de Santa Luzia e os Fortins de São Mamete, São Pedro e São Domingos, totalizam 179 hectares.

A UNESCO denomina como a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações e assim foi considerada Património da Humanidade em 2012. A fortificação passou por um período de um ao de obra de recuperação e em 2015, e recebeu mais de 100 mil visitas (105 mil, mais precisamente), 40% das quais espanholas, segundo a Câmara Municipal de Elvas.

Obra holandesa

O interessante disso é o Forte de Nossa Senhora da Graça foi construído por um holandês Wilhelm, Conde de Schaumbourg-Lippe em 1763, a pedido do Marques de Pombal. A construção é considerada umas das mais perfeitas da arquitetura militar holandesa.

A obra começou em 1763 e demorou 29 anos a ficar concluída, pela força de trabalho de seis mil homens e quatro mil animais.

Detalhes

Logo a entrada se pode observar um dos obstáculos criados para segurança do Forte que é ponte levadiça e um portão de decoração barroca. Em seguida surgi outros detalhes sobre os engenhos, armadilhas e recursos escondidos daquela fortaleza. O local foi projeto para abrigar uma guarnição de 1.500 homens e para resistir a ataques de canhão e artilharia. Curiosamente, depois de construído, mais nenhuma grande guerra ameaçou o forte.

Dentro da fortificação se pode visitar a glamorosa residência do Governador, que fica no topo do Forte e tem uma amplitude de 360º sobre toda a cidade e zona envolvente, onde se vê também Badajoz.

Colaboração portal tripseek.news

 

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *