Proibida novas embarcações nos Cânions do São Francisco
   13 de agosto de 2018   │     12:17  │  0

 

O Superintendente da Área de Preservação Ambiental do Monumento Natural do São Francisco (Mona) Emerson Leandro anunciou que estão proibidas emissores de autorização para novas embarcações para realizar passeios na região dos Cânions do São Francisco. Segundo ele o objetivo é prevenir uma sobrecarga no meio ambiente, antes da aprovação do estudo para elaboração do Plano de Manejo da região.

As licenças são concedidas pelo órgão encarregado por aquela unidade de conservação, pertencente ao biomacaatinga, que possui cerca de 26.700 hectares e inclui os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia. Emerson Leandro também anunciou a realização de uma visita técnica ao famoso Vale dos Mestres, um dos lugares mais bonitos da região e que vem sendo alvo de ações de vândalos, que estão destruindo o local com a realização de pichações, retirada da vegetação e até a realização de churrascos.

A visita técnica será realizada com a participação de órgão ambientais e representantes dos municípios envolvidos nas atividades de turismo. “Vamos realizar um levantamento dos danos e como poderemos reverter os problemas e também conversar com os integrantes dos assentamentos para que colaborem com a fiscalização”, disse ele.

“Estamos também debatendo a criação de uma taxa de preservação ambiental, comumente cobrada em outras áreas de proteção ambiental”, disse ele. O valor cobrado aos turistas e visitantes será revertido em ações de preservação ambiental.

Portaria de visitação

Emerson Leandro disse ainda que está para ser aprovada uma Portaria de Normatização para Visitação no Icmbio em Brasília e que prevê uma série de exigências para os donos de embarcações que realizam visitam, ou exploram a atividade turística na região.

Segundo ele uma das exigências começam pela navegação de jet ski, cuja prática esportiva vem crescendo naquela parte do Mona. Será exigido um filtro para coibir o barulho dessas embarcações na água, como também monitorar a velocidade. As catamarãs que fazem o passeio só poderão ter motores quatro tempo e o som a bordo das embarcações também obedecerá a um controle de decibéis (dB).

A implantação das medidas contará com o apoio da Capitânia do Portos de Penedo, além de órgãos estaduais e federais de proteção ambiental e têm o objetivo de preservar o meio ambiente e a sustentabilidade da atividade turística, assim como promover a educação ambiental para todos que visitam a região dos Cânions do São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *