Temporada do banho de lama em Dunas do Marapé
   4 de agosto de 2018   │     9:54  │  1

IMG_7829

 

A chegada do inverno por incrível que pareça é época ideal para o banho de lama proporcionado para quem realiza o passeio ao complexo Dunas de Marapé em Jequiá da Praia. O passeio se consolidou depois de várias reportagens realizadas em emissoras de rede nacional, depois que foi ao ar no Programa Conheça Alagoas em dezembro de 2016. Hoje o banho de lama realizado no complexo turístico Dunas do Marapé é procurado não só por turistas, mas também por alagoanos que ficaram curiosos em conhecer esse banho considerado medicinal para pele.

O banho de lama medicinal existente no mangue faz parte do roteiro de atividades do projeto do complexo de ecoturismo Dunas de Marapé, localizado no Litoral Sul, a 55 minutos de Maceió, no distrito de Duas Barras, em Jequiá da Praia.

IMG_7916

Segundo Albanir Augusto, que trabalha como guia do complexo de ecoturismo, um estudo realizado pela biomédica Zélia Maria  Nogueira Brisscha, da Universidade de São Paulo (USP), a argila encontradas em mangues tem surtido um efeito positivo contra doenças articulares, como artrite, reumatoide e artrose. A lama dos mangues possui propriedades terapêuticas, que melhora bastante a pele, já que fornece nutrientes para deixá-la macia.

Essa prática de usar lama como “creme” para pele é antigo e os próprios índios que habitavam a região utilizavam dessas propriedades terapêuticas para tratar de problemas na pele.

IMG_7781

 

Esse atrativo do complexo Dunas de Marapé é apenas um dos que estão à disposição dos visitantes e que faz parte de um projeto bem maior, que tem como  objetivo gerar multiplicadores da consciência de preservação do meio ambiente, através da atividade do ecoturismo.

O complexo foi instalado há mais de dez anos no distrito de Duas Barras, em Jequiá da Praia. Segundo o responsável pelo projeto de ecoturismo do complexo, Albanir Augusto, toda atividade turística desenvolvida pelo empreendimento está voltada para a valorização do ecossistema existente em sua volta.

Dunas do Marapé está localizado em frente a uma das praias mais lindas do  litoral Sul de Alagoas, precisamente em uma restinga, na Foz do Rio Jequiá. A área faz parte da única reserva extrativista do Nordeste, onde fica a majestosa Laguna de Jequiá. Cercado por manguezais, mar e rio, o complexo Dunas do Marapé é hoje um dos locais mais procurados pelos turistas no Litoral Sul.

IMG_7898

O empreendimento gera mais de 150 empregos diretos e indiretos ajudando a aquecer a economia local, comercializando o artesanato.

Assim que chega ao complexo de ecoturismo, o visitante é encaminhado a um espaço onde assiste a uma palestra sobre meio ambiente. É uma “aula” de educação ambiental que os visitantes recebem sobre o manguezal e sua importância para o ecossistema, assim como os cuidados que se deve ter, enquanto estiverem no complexo.

IMG_7813

Uma das recomendações mais exigidas são quanto à proibição de alimentar os animais, como os saguins e iguanas. Essas espécies da fauna nativa habitam o local e sempre aparecem para os visitantes, sendo uma atração à parte. Entretanto, é proibido dar alimentos a eles, a não ser frutas tropicais. Outro grande cuidado recomendado aos visitantes é quanto ao lixo. Não se pode deixar nada no chão, ou nas águas do rio ou do mar. Mesmo assim, os funcionários estão atentos a tudo.

IMG_7817

Ecopasseios

Segundo Albanir Augusto, o complexo de ecoturismo desenvolveu passeios com o objetivo de mostrar aos visitantes a importância do ecossistema. Um desses passeios é a “trilha dos caetés”, que é realizada através do Rio Jequiá, até as áreas de mangues e praias.

No percurso, os guias fazem também a descrição do ecossistema e no final param para um banho de lama, numa área escolhida que já é usada pelos pescadores da região.

IMG_7799

RESERVAS – 082 99901.0716 – 99926-1031

EMAIL – [email protected]

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *