Anac decide hoje suspensão de Portaria que restringe voos
   11 de julho de 2018   │     12:20  │  0

 

A reunião do Conselho Consultivo da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está agendada para acontecer hoje (11), a tarde em Brasília com o objetivo de avaliar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que permitirá a suspensão da Portaria determinou a restrição de voos em 21 aeroportos brasileiros, inclusive o de Alagoas, Zumbi dos Palmares.

 

Segundo o ex-ministro dos transportes e deputado federal Maurício Quintela (PR), que vem acompanhando o assunto desde que estava no ministério, não haverá contratempos para assinatura do TAC. “Tivemos uma reunião semana passada, para discutir o conteúdo do documento e chegamos a um consenso de todas as partes”, disse Quintella.

 

Portaria

 

A Portaria da Anac, que restringe no aeroporto Zumbi dos Palmares, ocorreu porque já havia se sido assinado um outro acordo para realizar as adequações estruturais exigidas pela Agência em 2013, mas que não foram cumpridas por falta de dotação orçamentária na Infraero.

 

Segundo o deputado Mauricio Quintella com a destinação de R$ 10 milhões, para o cumprimento das adequações, houve o comprometimento da Infraero de fazer valer os termos do TAC, que será apresentando na reunião do Conselho Consultivo da Diretoria da Anac.

 

Reclassificação

 

Outra batalha que se trava em torno do aeroporto Zumbi dos Palmares em Alagoas é com relação a reclassificação para categoria Delta (D), o que facilitará o credenciamento de voos internacionais regulares, por parte de companhias aéreas como a TAP e a Air France.

 

Com isso aumentaria o fluxo de turista da Europa e também os postos de trabalho no aeroporto, gerando também divisas para a Prefeitura de Rio Largo. Entretanto para isso é necessário que o município realize as adequações solicitadas pela Infraero e Anac, como a reiterada de rede elétrica, torres de operadoras de celular e caixas d’agua de residências próximas ao aeroporto.

 

O processo de reclassificação aguarda tão somente essas adequações por parte da prefeitura, para dar andamento ao processo que está parado desde maio em Brasília. Outro problema é com relação a proposta de mudança do nome do aeroporto Zumbi dos Palmares, para aeroporto de Rio Largo. Este fato novo deverá gerar problemas sérios no IATA, que é uma convenção internacional de identificação aeroportuária.

 

 

Tags:, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *