Ações coordenadas para o desenvolvimento do turismo
   7 de julho de 2018   │     10:01  │  0

Alagoas se fez presente na Bolsa de Turismo de LIsboa com destaque 

Alagoas vive momento de grandes oportunidades e crescimento da atividade turística, mas que precisa urgentemente da implantação de uma política coordenada de trabalho, objetivando consolidar-se como destino nacional e internacional. É preciso que Estado, Municípios e iniciativa privada busquem atuar de forma unificada no sentido de atingir objetivos de desenvolvimento da atividade turísticas.

Um exemplo de entrave é o caso atualmente da proposta da prefeitura de Rio Largo em mudar o nome do aeroporto Zumbi dos Palmares, que vai com certeza causar mais atrasos no processo de reclassificação para categoria Delta (D), que possibilita a colocação de voos regulares de companhias aéreas internacionais, como o projeto que vem se trabalhando em Portugal.

Trade turístico preocupado com o destino do aeroporto Zumbi dos Palmares

Uma comitiva oficial esteve participando da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde fez contatos com operadores e companhias aéreas como a  TAP para viabilizar voos regulares diários, ou semanais para o Alagoas. Entretanto isso dependerá da reclassificação da categoria do aeroporto para categoria Delta (D). Atualmente somente com autorização especial, solicitada com muita antecedência é que se pode descer voos chartes (voos fretados) de aeronaves como o A 330.

As ações movidas na justiça pela prefeitura de Rio Largo para mudança do nome do aeroporto vai gerar também mudanças em convenções operacionais internacionais como nas normas do IATA ( International Air Transport Association) sigla que significa Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português.

A IATA foi criada há mais de 60 anos por um grupo de companhias aéreas, com o objetivo de representá-las em todos os assuntos relacionados à aviação. Atualmente, a IATA representa mais de 230 companhias aéreas – cerca de 93% do tráfego aéreo internacional. A IATA luta pelos interesses das companhias em todo o mundo fazendo com que os governos prestem contas, desafiando encargos tributários e trazendo a conscientização das pessoas envolvidas sobre os benefícios da aviação para as economias.

A reclassificação viabiliza voos regulares internacionais com aviões da TAP A 330

O principal objetivo da IATA é ajudar as companhias aéreas a simplificar processos, aumentar a comodidade dos passageiros, reduzir custos, melhorar a eficiência dos serviços e, principalmente, cuidar da segurança da aviação, além de procurar minimizar o impacto do transporte aéreo no meio ambiente.

Os códigos de três letras que designam os nomes dos aeroportos em todo o mundo foram criados pela IATA. Exemplo: GRU (Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo), LHR (Heathrow, em Londres), OPO (Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Portugal), etc. Para simplificar processos, esses códigos são usados nas passagens de avião, adesivos de bagagens.

Essas mudanças atrasam ainda mais o processo de reclassificação impedindo que as atividades aeroportuárias sejam ampliadas gerando mais emprego no aeroporto Zumbi dos Palmares e os tributos para prefeitura de Rio Largo.

Tags:, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *