Moradores de Arapiraca voltam a denunciar Frigorífico pelo mau cheiro
   24 de junho de 2018   │     9:10  │  0

Moradores dizem que não suportam mais o mau cheiro e reclamam dos órgão públicos da falta de providências 

Os moradores do Conjunto Residencial Brisa do Lago em Arapiraca voltaram a denunciar a poluição do ar e apontam o Frigorífico Frigovale, como o causador problema, que já foi comunicado ano passado ao Ministério Público Estadual e a Câmara Municipal. Até o momento nada foi realizado para resolver a situação, segundo vários moradores, que todos os dias também se utilizam das emissoras de rádio para pedir providencias do poder publico municipal.

Segundo a dona de casa Maria do Carmo Lúcio Barbosa as crianças são as que mais sofrem com o mau cheiro de carniça paria pelo ar em todo Conjunto Brisa do Lago. “Não conseguir comer porque ficamos enjoados e também aumentou bastante o número de moscas e ratos”, relata ela reclamando dos órgãos ambientais e de saúde publica que não fazem nada para impedir o que ela chamou de “atentado a saúde pública”.

O frigorífico não possui possui muros e é próximo as casas do Conjunto Residencial 

O Frigorífico Frigovale ocupa instalações que pertencem ao Estado através de um contrato de uso, que foi assinado há cerca de 3 anos. Os recursos foram oriundos do Governo Federal liberados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

A empresa iniciou suas atividades com uma licença provisória concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), mas foi notificada pelo Ministério Público Federal e pelo Ibama, quando da realização da Fiscalização Integrada Preventiva (FIP) em 2017, por não atender as normas técnicas ambientais para o seu funcionamento na época.

Vários abaixo assinados foram assinados e entregues ao MP e a Câmara

Os moradores do Conjunto Brisa do Lago solicitaram através da Associação de Desenvolvimento uma audiência pública na Câmara Municipal. Este pedido também foi protocolado no Ministério Público Estadual em Arapiraca, ano passado, mas até hoje a audiência não foi realizada. Enquanto isso o problema perdura causando grandes problemas a saúde e ao meio ambiente.

Tetamos contato com a diretoria da Frigovale, mas não obtivemos respostas.

 

Tags:, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *