Moradores denunciam que lixo de Piaçabuçu é jogado em Sergipe e reclamam da coleta na cidade
   21 de junho de 2018   │     8:01  │  0

 

O município de Piaçabuçu esta sendo acusado de descartar irregularmente o resíduo produzido em um lixão localizado na cidade sergipana de Ilha das Flores, localizada do outro lado do rio São Francisco. O assunto ganhou as manchetes dos veículos de comunicação de Sergipe e produziu a indignação dos vereadores de Ilha das Flores, que convocaram o secretário de limpeza pública para se esclarecer.

Nas redes sociais foram postadas fotos de um caminhão compactador de Piaçabuçu em cima de uma balsa que faz a travessia do rio São Francisco para Ilha das Flores. Esse transporte também é apontado como irregular, já que leva lixo de um estado para o outro, infligindo o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduo Sólidos assinado pelo Prefeito Djalma Breda.

Moradores de Piaçabuçu também denunciam a existência de muito lixo acumulando nas ruas da cidade e também no Pontal do Peba, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA) federal, fiscalizado pela base do Instituto Chico Mendes para Preservação do Biodiversidade  (ICMBio), fato que agrava a situação, embora até o momento o órgão não autuou o município.

O Procurador Geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto foi informado das irregularidades e das denuncias dos moradores com fotos e relato e classificou o assunto como seríssimo e que já está informou o novo promotor de justiça o município que toma posse no cargo na sexta-feira (22).

Segundo ele os gestores que estão incorrendo em crimes desse tipo, principalmente depois do encerramento dos lixões serão penalizados com todo rigor da lei, inclusive com a perda o cargo e prisão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *