Penedo vai criar Orquestra Sinfônica e incentivar o estudo da música
   12 de junho de 2018   │     18:10  │  0

 

Prefeito Marcius Beltrão comemora a parceria com representantes da Ufal 

Penedo se prepara para incluir na sua agenda cultural mais um grande evento em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ural). Desta vez é a Jornada Pedagógica Musical que acontecerá em outubro desse ano em comemoração ao aniversário dos 37 anos do Curso de Música.

O Projeto terá uma programação voltada à música aproveitando os diversos cenários existentes proporcionados pela rica e bela arquitetura colônia e barroca de Penedo. Segundo o professor Marcos Moreira, doutor em música, uma das propostas do Projeto é criar a Orquestra Sinfônica de Penedo, com apresentações dentro do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, que foi recentemente restaurado e é um dos patrimônios arquitetônicos mais lidos de Alagoas.

Pátio de meditação do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos

“Esse evento vai ser incluído no calendário da Ufal, e estou muito feliz por isso. Vamos aproveitar a beleza arquitetônica de Penedo e desenvolver várias atividades. Teremos oficinas, minicursos, mesas redondas, apresentações musicais ao ar livre e se tudo der certo, queremos uma orquestra dentro do belo Convento”, explicou o professor da Ufal e doutor em música, Marcos Moreira.

O prefeito Marcius Beltrão disse que o seu trabalho continua focado em transformar Penedo em um destino turístico cultural no Brasil e para isso cumprido uma extensa agenda de trabalho seja em solo brasileiro, ou na Europa onde nossa cidade tem uma interação cultural e de conhecimento com Coimbra em Portugal.

Nave principal da capela do Convento Franciscano Santa Maria dos Anjos

 Segundo ele ao longo dos anos a Ufal tem sido uma grande parceira de Penedo. Uma nova oportunidade de realizar mais uma parceria, dessa vez através de uma das expressões mais sensíveis do ser humano que é através da música, onde os sentimentos afloram para emoção.

Marcius Beltrão lembrou também que, assim como o esporte, a música é uma forma de inclusão social e melhoria do nível do intelecto dos jovens. “Através da música podemos resgatar dezenas de pessoas, que estão ainda divagando quanto ao seu futuro. Através da musica podemos ajudar a abrir novos horizontes”, declarou o prefeito.

Theatro Sete de Setembro, recentemente recuperado pelo Ihpan

“Vamos explorar todas as éreas do conhecimento. A música  vai com certeza incentivar o despertar desse sentimento nos estudantes da rede municipal. Um passo importante para isso será a criação da Orquestra Sinfônica de Penedo. Os trâmites já foram iniciados, inclusive para a aquisição dos instrumentos. A música transforma e vamos aproveitar o seu poder de transformação para formação educacional das nossas crianças”, garantiu o prefeito Marcius Beltrão (PDT).

Fachada do Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos fundada por frades alemães que amavam a musica clássica 

 

A Jornada Pedagógica Musical vai acontecer na segunda quinzena de outubro. Dentro da programação: Oficinas, minicursos, mesas redondas, apresentações musicais ao ar livre e prédios históricos. Com o término desse evento, tem início o Circuito Penedo de Cinema. Ambos acontecem em parceria Universidade Federal de Alagoas e Prefeitura de Penedo.

Penedo oferece também opção de passeios pelo rio São Francisco 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *