Congresso Internacional “Lixo Zero” nas cidades
   7 de junho de 2018   │     7:31  │  0

 

Termina hoje em Brasília Entre o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que contou com a participação dos especialistas nacionais e internacionais em resíduos sólidos, além de empresários líderes em seus setores, gestores e exemplos de governança de cidades que implementaram o Programa “Zero Waste” e que já apresentam resultados consistentes.

O Congresso foi destinado a prefeitos, legisladores, gestores públicos, organizações-não governamentais, acadêmicos, empresários, empreendedores, estudiosos do tema e sociedade civil. Para se ter uma ideia da relevância do tema, basta destacar que, de acordo com dados da pesquisa do Observatório dos Lixões da Confederação Nacional dos Municípios (CNM que 48% dos municípios possuem ainda  possui “lixões”, infligindo a lei federal 12.3015/1, ao contrario de Alagoas que graças ao Ministério Público Estadual a lei se fez cumprir.

Em muitos casos ficou até constatado que os municípios estão economizado levando os resíduos para os locais certificados ambientalmente, já que deixaram de pagar os caros alugueis de tratores e trabalhavam nos lixões.  Agora é momento dos gestores se organizarem para realizar a  coleta seletiva e a compostagem, que representam 48,03% e 12,02% respectivamente.

Entretanto preciso uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vida e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *