Turismo de evento gera emprego e renda para os municípios
   5 de junho de 2018   │     16:47  │  0

 

A promoção de eventos culturais e principalmente  congressos, fóruns e debates de categorias é uma possibilidade de consolidar destinos turísticos. Para isso os municípios que sedia esses tipos de acontecimentos devem ter infraestrutura, equipamentos e parque hoteleiro adequado, além de locais com capacidade e recursos tecnológicos como centros de convenções.

Em Alagoas apenas algumas cidade com exceção de Maceió, possuem as condições mínimas para isso. Entre elas está Penedo que se prepara para inaugurar seu moderno centro de convenções com capacidade para mil pessoas e com recursos tecnológicos de ponta. Entretanto Penedo ainda necessita de um parque hoteleiro que atende a demanda que terá com a inauguração do centro de convenções.

O município vem se preparando para se transformar em um pólo de conhecimento na área de medicina e como centro de realização de eventos de categorias profissionais. O gestor do município, Marcius Beltrão, vem trabalhando incansávelmente para atrair para Penedo investidores para parque hoteleiro e com esse objetivo criou uma legislação especial de incentivos ficais e graças a isso já tem alguns empresários interessado e em fase de negociação.

 

O turismo de eventos emerge naturalmente como um dos principais propulsores da economia nos destinos turísticos. Um evento bem organizado, estruturado e divulgado tende a se repetir e ser parte do calendário de eventos da localidade. A cada visita de um turista em um evento são gerados negócios que impactam até 52 segmentos da economia. Exemplo disso é o Maior São João do Mundo, organizado pela prefeitura de Campina Grande (PB). O evento vai de 1º de junho a 1º de julho. Em 2017, o Município recebeu mais de dois milhões de turistas, injetando cerca de R$ 200 milhões na economia local, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com dados do Sindicato do Hotéis e Pousadas de Campina Grande, a cidade conta com uma rede filiada de 40 estabelecimentos de hospedagens, sendo 19 Hotéis e 11 pousadas e motéis, totalizando 3.186 leitos, sendo que 92% das vagas foram reservadas e já estão confirmadas, segundo o sindicato. Para os fins de semana, quase 100% de ocupação está confirmada.

Festival de cinema

O 46º Festival de Cinema de Gramado (RS), organizado pela Gramadotur – Autarquia de Turismo e Cultura vinculada a Prefeitura da cidade, deve atrair cerca de 300 mil visitantes entre os dias 17 e 25 de agosto de 2018. E mais de R$ 10 milhões devem ser injetados na economia local. Em anos anteriores, a taxa de ocupação hoteleira do Município alcançou mais de 95% dos 14 mil leitos disponíveis. Consolidado como um dos países mais procurados para a realização de eventos do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), o Brasil vem se mostrando como um grande propulsor nessa área, que, mesmo em tempos de fortes ajustes, representa 4% do PIB nacional e cresce acima de 14% ao ano.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *