Prefeitos que “escondem” o lixo podem ser afastados e presos
   23 de maio de 2018   │     20:24  │  2

 

O Procurador Geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto disse que a partir do dia 25 o prefeito que continuar descumprindo o acordo realizado com o Ministério Público, não destinando os resíduos de sua cidade para um local devidamente certificado ambientalmente será denunciado criminalmente e pedido o seu afastamento do cargo.

O Ministério Público recebeu denuncias que prefeitos que encerraram os lixões de seus municípios estariam “escondendo” os resíduos, depositando em outros lugares da zona rural de seus municípios. Segundo o Procurador Geral depois do dia 25 todas as denuncias serão apuradas. “Quem estiver praticando esse crime responderá nos rigores da lei e pediremos imediatamente o seu afastamento do cargo”, disse Alfredo Gaspar. Vale lembrar que entre a penas está previsto não só o afastamento como também prisão e multa destinada a pessoa física do gestor e não ao município.

O procurador disse que amanhã ocorrerá o encerramento dos lixões do Litoral Sul que ainda falta. Dessa forma Alagoas será o primeiro estado da Federação a cumprir a lei 12.305/10 que determinou o encerramento de todos os lixões desde agosto de 2014. Amanhã, esta agendada uma solenidade no município de Penedo, sendo o último a encerrar o lixão.

Cada prefeitura tem até um ano, a partir do dia de encerramento do seu lixão, para elaborar e apresentar ao Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), o Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD) para que possa ser analisado. Após a aprovação do órgão o prazo para a execução do plano é de até quatro anos.

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Afrânio Godoy

    Em Palmeira quem foi preso foi o secretário de Urbanismo, Marcos Parreco. Preso em flagrante pela promotora de Justiça, pagou fiança e responde em liberdade. O lixo de Palmeira é levado para o aterro sanitário em Craibas. Para economizar frete e combustivel o lixo estava sendo depositado em um terreno da prefeitura ao lado do Matadouro Municipal. Maiores detalhes no Estado de Alagoas, da jornalista Graziane Duarte (Palmeira dos Índios).

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *