Show de luz no Largo de São Gonçalo em Penedo
   19 de maio de 2018   │     16:07  │  2

 

A linda e aristocrática Penedo vem ganhando mais brilho na sua beleza arquitetônica com o da obra de requalificação do Largo de São Gonçalo, que se transformou em um ponto turístico obrigatório que deve integrar os roteiros das agências de viagens. Um espaço para se passear e apreciar o ar daquela bela cidade, que guarda tanto da época do Brasil Império. À Noite o Largo de São Gonçalo virou um espetáculo de luz com a nova iluminação.

Podemos classificar o Largo de São Gonçalo como uma obra prima da arquitetura, no que toca ao esforço realizado para resgatar a autenticidade da arquitetura de uma época que Penedo viva seu ápice cultural com suas Igrejas seculares, o Theatro Sete de Setembro com suas apresentações culturais e a musica clássica que era ensinada em suas escolas.

Pedaço da Europa no Nordeste, é como podemos chamar a essa linda senhora chamada Penedo. Uma cidade que tem um dos sítios históricos mais ricos do Brasil, tanto assim que foi incluída como sete destinos turísticos pelo fórum mundial de turismo de 2005 do Movimento Brasil de Turismo e Cultura (MBTC). O MBTC, é uma iniciativa de ação contínua, que tem como missão estimular o desenvolvimento local sustentável através do turismo e da valorização da cultura. As ações e iniciativas do fórum são identificadas pela marca destinations. E como dito a cidade do Penedo foi lançada como um destes destinos turísticos.

Determinação

 

A requalificação do Largo de São Gonçalo é fruto da determinação de pessoas que amam Penedo a acreditam na sua vocação para o turismo cultural, como um destino turístico diferenciado composto de um público mais ligado as artes, cultura, literatura e meio ambiente, já que o rio São Francisco faz parte desse cenário incrível.

Muitas barreiras foram vencidas e também criticas ante a determinação do prefeito Marcius Beltrão em realizar as obras de recuperação do sitio histórico de Penedo, sempre com uma visão do futuro preparando a cidade para o turismo. Mesmo assim o gestor não esqueceu dos compromissos com toda cidade.

 

Vale lembrar que muitos prometeram e nada fizeram e hoje a bela “Cidade dos Sobrado”, já desponta na Europa como uma referência para o turismo. Brilha em solo Luso na Península Ibérica, berço da cultura brasileira, trazida pelos portugueses.

Obra de arte 

O trabalho realizado pelos arquitetos, engenheiros e técnicos no projeto de arquitetura e urbanismo do Largo de São Gonçalo é uma obra de arte, classificação dada por quem conhece locais na Europa semelhantes e que hoje são pontos turísticos obrigatórios como Chiado em Lisboa e a Avenida dos Aliados em Porto.

Penedo respira Europa, com seus calçadões e cafés clássicos pontos de encontro de intelectuais, políticos cultos e pessoas do povo que gostam das artes, história e do convívio social. O Largo de São Gonçalo se transformou nesse espaço.

Segundo a arquiteta Marcela Lopes, uma das responsáveis por essa “obra de arte”, tudo começou “com abertura de uma rua como nova saída para os veículos que entram na Avenida Floriano Peixoto. A antiga saída para a Avenida Beira Rio (rua Batista Acyole) foi transformada em calçadão”, disse ela .
“A obra teve como finalidade priorizar o espaço do pedestre no Largo de São Gonçalo, calçadão e a criação de faixas para pedestres elevada rapas de acessibilidade”, declarou ele. O grande desafio foi organizar o trânsito estabelecendo mão única e definição de estacionamentos para carros e motos, locais para carga e descarga de produtos do comércio, pontos de ônibus, tudo isso compondo um processo educativo para as pessoas. Claro que alguns reclamaram, fato comum em situações de mudanças de costumes urbanos, principalmente no trânsito.

 

Sem fios 

THEATRO SETE DE SETEMBRO

A obra tinha como um dos objetivos, segundo Marcela Lopes, “a valorização das diversas épocas, representadas nos prédios existentes com o embutimento de toda a fiação aérea como a rede elétrica, fibra-ótica e também telefonia, além da colocação de pisos em granito nos calçadões e paralelepípedos nas vias e estacionamentos” disse ela.

Um toque nostálgico foi dado a iluminação com a colocação de luminárias adotadas. “São uma releitura da época, mas já com o uso da tecnologia led.  O projeto luminotécnico, ainda prevê a iluminação das fachadas dos prédios históricos mais importantes da Avenida Floriano Peixoto.
“Os assentos públicos e lixeiras, são em concreto, madeira e granito e foram dispostos juntamente a árvores e jardineiras de forma a criar nichos de descanso e contemplação para o passant” disse Marcela Lopes, resgando uma tradição penedense antiga quando as pessoas iram aos as praças para conversarem.

Custo beneficio

A obra de Requalificação do Largo de São Gonçalo está sendo realizada com recursos do PAC das cidades Históricas. Penedo foi uma das 44 cidades históricas brasileiras que se habilitaram a receber esses recursos do IPHAN e do Ministério da Cultura. 

Nesta obra foram investidos cerca de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais)
A infraestrutura que foi feita nessa área, constou de drenagem de águas fluviais, esgotamento sanitário, abastecimento de água, rede elétrica(subterrânea) de alta e baixa tensão, telefonia e cabos de fibra ótica para internet.

Os projetos foram doados ao IPHAN-AL que licitou e foi o responsável pela execução da obra, que também foi fiscalizada por engenheiros e arquitetos da Prefeitura, através de convênio de parceria assinado pelo Prefeito Marcius com o Superintendente do IPHAN-al, Mário Aloísio.

 

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Há Lagoas

    Exemplos assim pode ser identificados como projeto de estado e não simplesmente de governo.
    Parabéns Penedo!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *