MP E prefeitos inauguram Casa do Acolhimento no Litoral Norte
   17 de maio de 2018   │     11:00  │  0

O Ministério Público Estadual realizou em parceria com os prefeitos da região Norte de Alagoas uma grande ação para assegurar as crianças de vítimas de abuso sexual,

desestrutura familiar entre outras situações que exijam cuidados especiais , que foi a inauguração da Casa de Acolhimento instalada em Maragogi. A solenidade de inauguração ocorreu nesta quarta-feira (16) com a presença de gestores, promotores de justiça e empresários da região.

A Casa de Acolhimento que é um espaço para receber meninos e meninas de todos os municípios do Litoral Norte, que serão acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais. Para a concretização do projeto, os gestores municipais firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se responsabilizando pela implantação, divisão de despesas e pelo recurso humano.

“Esse é um momento ímpar e o Ministério Publico se sente honrado porque sabe que, em parceria, está levando benefícios para a sociedade. Aqui serão recebidas crianças totalmente abandonadas, fragilizadas. O espaço é uma ferramenta importante para garantir os direitos de seres tão indefesos e totalmente necessitados de acolhimento”, declara o procurador-geral de Justiça.

O chefe do Ministério Público alertou os gestores para o compromisso assumido. “Estaremos protegendo e cuidando do futuro. Tenho plena convicção de que hoje colocaremos a mão no peito e dormiremos tranquilos, mas também que os prefeitos continuarão ajudando essa casa.

Aproveito para externar minha gratidão aos nobres promotores de Justiça, incansavelmente empenhados nessa luta, ”.

O coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude, do MPE/Al, promotor de Justiça, Ubirajara Ramos falou da importância de se ter uma casa de acolhimento na região.

“Sinto-me feliz enquanto promotor da Infância e da Juventude e posso dizer que estamos sempre vigilantes nas buscas desses direitos para que possamos garanti-los a crianças e adolescentes, principalmente os que estão ameaçados. Era necessário um espaço como este

na região, pois levar para Maceió ou outro lugar porque o distanciamento da família é prejudicial a um ser em formação”, ressalta o promotor Ubirajara Ramos.

A promotora de Justiça, Francisca Paula, reforçou o discurso do promotor Ubirajara tratando a inauguração da Casa como uma vitória.

“A luta foi grande, mas vencemos. Na verdade, realizamos um sonho antigo com o apoio dos prefeitos que cumpriram efetivamente com o compromisso assumido junto ao Ministério Público. As crianças se sentirão protegidas aqui. Lembremos da passagem biblica que diz: tufo aquilo que fizeres ao menor dos pequeninos, é a mim que o fazes. Por fim, quero pedir o empenho dos prefeitos para que dê certo”, afirma a promotora.

O prefeito Sergio Lira garantiu que a casa de acolhimento terá toda a estrutura necessária, inclusive com a disponibilidade de profissionais.

“Enfim, inauguramos a casa de acolhimento que é a primeira de Alagoas. Garanto ao Ministério Público que durante minha gestão, terá todo o suporte necessário. Juntamente com os colegas prefeitos das cidades vizinhas queremos contribuir para garantir os direitos de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social”, conclui o prefeito que se disse honrado pelo espaço levar o nome da sua genitora.

 

O evento contou com a presença de prefeitos da região, secretários municipais, conselheiros tutelares, assistentes sociais e da sociedade civil organizada. A Guarda Municipal deu suporte no trânsito e na segurança e ficará, a partir de segunda-feira (21), responsável pela vigilânciado local.

Representando, também, o Ministério Público estiveram os promotores de Justiça, Tácito Yuri, e Lucas Sachsida que com os outros colegas promotores de Justiça da região, Jorge Luiz Bezerra da Silva, Francisca Paula de Jesus Lobo Nobre Santana, Lídia Malta Prata Lima e Thiago Chacon Delgado, tiveram os nomes assentados na placa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *