Cânions do São Francisco oferece grandes roteiros para férias de inverno
   Mozart  Luna  │     12 de maio de 2018   │     0:15  │  0

 

 

 

A chegada do inverno na região dos Cânions do São Francisco constitui uma das melhores épocas para se passar as férias e curtir os finais de semana. A temperatura amena que chega no máximo neste período a 30 graus pelo dia e a noite chega a 22 graus típico para tomar um bom vinho.

 

A vegetação da caatinga vira um berçário para pássaros de todas as espécies e os rios temporário afloram do solo com as chuvas formando um cenário lindo onde flores e frutos brotam por toda parte.

As trilhas que levam sempre a sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de 8 mil anos e se transformaram em um dos roteiros preferidos pelos turistas e pesquisadores que se aventuram nas caminhadas pela caatinga.

 

As opções de trilhas são muitas entre elas estão a reserva ecológica do Castanho que dura duas horas e percorrer o leito de um riacho temporário, passa por local conhecido como “parque dos dinossauros” e grutas com pinturas rupestres e termina nas margens do rio São Francisco. Outra é passa pela antiga linha férrea que cruza toda região com pontes de aço inglesas que ainda existem no meio da caatinga e dura também cerca de duas horas.

 

Passeios de catamarã

Os passeios pelo rio São Francisco são praticamente obrigatórios já que possui toda uma estrutura de lazer e alimentação incrível. Todos barcos possuem guias treinados e uma tripulação que oferece serviço de bordo com bebidas e petiscos. São duas horas de passeio pelas águas tranquilas do rio São Francisco, longo da agitação e das surpresas do mar.

Os passeios de barcos acontecem tanto no Lago da hidrelétrica de Xingó, que tem como base o restaurante Karrancas e Castanho, como descendo o rio São Francisco até o complexo do Cangaço Ecopark. No riacho do Talhado existe também o exotismo do Show da Natureza, onde se pode curtir esportes radicais com rapel e até mergulho, além de pesca no rio.

 

Museus e cultura

Quem vai para região dos Cânions dos São Francisco também tem a oportunidade de ter um roteiro cultural e cientifico, já que a região conta com três museus disponíveis para visitação como o Museu da Pedra em Delmiro Gouveia, Museu do Sertão em Piranhas, onde se conta a história de um dos cangaceiros mais famosos do Nordeste: Lampião.

Em Canindé do São Francisco o Museu Arqueológico do Xingó (MAX) é considerado um dos mais ricos em artefatos que constatam a vida dos primeiros habitantes das américas. O MAX foi considerado por diretores do Museu do Louvre em Paris como um dos mais ricos do mundo em termos de comprovação dos homens pré-histórico na terra.

Baladas

 

A noite na região do Cânions do São Francisco é agitada com muita música ao vivo no Centro histórico e gastronômico de Piranhas. Os bares e restaurantes disponibilizam mesas e cadeiras nas ruas onde todos se acomodam para ouvir e dançar ao som da musica ao vivo que toca.

Muito forró e a boa musica popular brasileira que não deixa ninguém parado. No cardápio dos bares e restaurantes tem tudo de bom desde a comida região como o peixe tilápia, camarão, galinha caipira até o sushi mais sofisticado, além da boa massa italiana.

 

Os profissionais que trabalham com o turismo na região são treinados e capacitados para tratar e atender o visitante da forma mais educada possível e vale ressaltar que não existe o assédio daqueles vendedores de passeio ou bugigangas que em outros lugares não deixa ninguém em paz.

Hotéis e pousadas

 

A cada ano a região dos Cânions do São Francisco ganha equipamentos hoteleiros de qualidade. Este ano foram inaugurados dois grandes hotéis. Um deles é o Dunen Hotel com 96 apartamentos, restaurante e piscina além de expor em seus corredores e salas obras de artes lindíssimas.

O Aline Hotel em Delmiro Gouveia, com 102 apartamentos tem a classificação 4 estrelas e ainda este ano conclui o seu parque aquático, que será referência para região.

 

O Xingó Parque Hotel localizado em Canindé do São Francisco também é uma referencia hoteleira na região, contado com uma excelente estrutura de apartamentos, restaurantes, auditório e um heliporto.

Já as pousadas localizadas na sua maioria em Piranhas são charmosas, sempre localizadas em pontos de destaque com vistas panorâmicas para o rio São Francisco. O destaque vai para pousada Aconchego do Velho Chico, Pousada do Canto, Porto de Piranhas e Pousados dos Sinos.

Diante de tanta coisa boa existente na região dos São Francisco só resta uma coisa: agenda a viagem e pegar a estrada ou o avião já que a companhia Azul tem voos semanais para o aeroporto de Paulo Afonso, que fica a 68 quilômetros de Piranhas.

 

Passeios e reservas: MF TUR – 079-3346-1184/079-99972-1320/079-99704-7101   

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *