Penedo implanta Programa de valorização da cultura
   25 de abril de 2018   │     6:39  │  0

 

Penedo se consolida cada vez mais como destino turístico cultura e artístico em Alagoas, se diferenciando dos demais municípios como opção para o visitante que gosta de sol, mar e cultura, bem característico do público europeu que busca não só praias, mas também conhecimento cultural dos locais que vistam.

Com esse objetivo foi lançado semana passada o Projeto Penedo: a Criança, a Cidade e o Patrimônio. A proposta reúne Instituições para preservação e resgate dos bens material e imaterial de Penedo. O grupo é formado pela Prefeitura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade de Évora em Portugal.

A proposta busca resgatar, preservar e despertar seu povo para os bens material e imaterial de Penedo, as instituições Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Prefeitura de Penedo e Universidade de Évora (Portugal), criaram o programa –

Os alunos da rede municipal de ensino serão os primeiros a receberem os conhecimentos que o projeto se propõe a divulgar, além dos professores, através de três vertentes que se interconectam:  Educacional, Artística e Patrimonial.

“Vamos revitalizar nossas manifestações culturais, desenvolver pesquisas, resgatar o que é da cidade, lendas, brincadeiras, canções e saberes populares e despertar o sentimento de apropriação em nossas crianças. A revitalização do patrimônio imaterial torna possível especificar e denominar a parcela do currículo local como aquele que olha e dialoga com a cultura local e se diferencia da cultura hegemônica”, explicou a professora da Ufal, Lenira Haddad que também conta com a parceria de dois outros professores da universidade, Marcos Moreira e José Acioli Filho.

Theatro Sete de Setembro, Casa de apresentações culturais pronta para os grande espetáculos 

 

A música

Penedo possui duas tradicionais orquestras filarmônicas:  Musical Penedense e Monte Pio dos Artistas. Ambas com um trabalho social inconteste ao longo de décadas. Dentro do programa – Penedo: A Criança, A Cidade e O Patrimônio -, o município vai ganhar mais uma voltada aos alunos da rede municipal de ensino.

Convento Franciscano recentemente recuperado

O diretor da Orquestra Sinfônica Estudantil Penedense (OSEP), Bruno Maia, já participou de intercâmbio e troca de experiências no Sul do país. Ele destaca a importância da iniciativa para os alunos da cidade. “A Orquestra é sem dúvida, um dos projetos mais audaciosos e empolgantes que a cultura de Penedo já se deparou. Estamos trabalhando muito na implantação deste programa e tenho plena convicção que será de grande importância na formação educacional das nossas crianças”, destacou o diretor Bruno Maia.

Passeios de escunas pelo rio São Francisco e suas praias fluviais

O programa conta com o envolvimento da superintendência do IPHAN em Alagoas, através do superintendente Mário Aluízio, da Ufal, com os professores Marcos Moreira, Lenira Haddad e José Acioli Filho, da Universidade de Évora (Portugal), com as professoras Izabel Bezelga e Assunção Folque, com o presidente da Câmara de Évora (equivale a prefeito no Brasil), Carlos Pinto Sá e com a diretora do Instituto Alentejo (Instituto de Preservação do Patrimônio de Portugal), Ana Paula Amendoeira.

Palácio Municipal sede do Governo 

“Esse projeto vai fazer com que tenhamos uma verdadeira transformação na sociedade penedense. Será uma ação aplicada com as crianças de 0 a 6 anos, onde haverá uma integração delas ao patrimônio material e imaterial, com a música, teatro, folguedos populares, saberes, etc. Queremos que se sintam parte da cidade, tenham amor e respeito pelo seu patrimônio. Não tenho dúvida que o projeto vai transformar nossa Penedo em uma cidade de muita paz, amor e acima de tudo, com as pessoas focadas em crescer, desenvolver e prosperar”, enfatizou o prefeito Marcius Beltrão.

 

Com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *