Os segredos da Eslovênia, um país lindíssimo da Europa
   18 de abril de 2018   │     8:15  │  0

 

 

A Eslovênia é um país lindíssimo e pouco divulgado como destino turístico na Europa, talvez por se tratar do único que faz parte da União Européia como uma nação ex-comunista. Sua história é riquíssima e data ainda do Império Romano, que dominou a região. Sua independência foi conquistada em 1991 e sua integração a U E se deu em 2004.

A Eslovênia é um país pequeno, mas com muito verde e muito organizado, fruto do regime comunista que imperou durante décadas. Está localizado entre os Alpes Julianos e o mar Adriático – da areia à neve vão apenas duas horas de carro de distância – que tem na sua capital, Liubliana, uma espécie de resumo perfeito de todas as qualidades e virtudes desta nação da ex-Jugoslávia. Fica exatamente a meio do território.

Sua população é pequena e não chega a 300 mil habitantes. Com muitas casas com arquitetura medieval bem preservada se assemelha a uma cidade saída de um conto de fadas, sendo seu castelo medieval o cartão postal de apresentação de sua beleza e simplicidade da arquitetura, as cores dos edifícios, as flores, o sentimento de aconchego e as dezenas de pontes sobre o rio Liublianica.

Com uma maneira de viver muita ligada à vida do campo a Eslovênia desde 2016 ostenta o título de Capital Verde da Europa. Um prêmio por tudo aquilo que tem feito em áreas como a poluição sonora, gestão de resíduos, gestão da água ou consumo de energia, mas também por aquilo que promete fazer nos próximos anos.

Fim dos carros

Um dos projetos em andamento na Eslovênia é o fim da circulação de veículos automotores 2050.  Atualmente a meta é reduzir as emissões até 80%, e de imediata os carros vão “desaparecer” do centro histórico.

Para que ninguém fique sem transportes espalharam bicicletas (de aluguer) um pouco por toda a cidade. Pode, contudo, uma cidade tão saudável transformar-se num destino sem vida? De forma alguma. Não faltam galerias e museus, gente jovem e uma vida noturna com muitos encantos. Curiosidade
Visitar

Parque Tivoli: o maior parque público da capital. Estende-se por quatro bairros e desde 1984 é paisagem protegida. Os observadores de aves vão gostar da visita.

Castelo de Liubliana: complexo arquitetônico acima da Baixa de Liubliana. Esta fortaleza medieval data do século XI e no século XIX foi estabelecimento prisional. No século passado tornou-se um dos locais mais visitados do país.

Ponte Tripla (Tromostovje): Bem no centro da cidade, sobre o rio Liublianica, junta as duas margens da área histórica. Nas muralhas existem cafés e bares para aproveitar a animada oferta noturna da capital da Eslovénia.

Ljubljana Jazz Festival: Acontece de 30 de junho a 2 de julho e junta alguns dos grandes nomes do jazz americano, europeu e asiático. Decorre no teatro Krizanke.
ljubljanajazz.si

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *