Penedo se torna em pólo de qualificação para médicos
   16 de março de 2018   │     20:00  │  0

A bela “Cidade dos Sobrados”, Penedo, inicia uma nova fase de sua história na próxima segunda-feira (19) com o lançamento e aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Média no Âmbito do SUS (PGSUS). A iniciativa é da Prefeitura de Penedo em parceria com o Núcleo de Inovação, Tecnologia Carlos Chagas e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio-UFRJ). A solenidade será realizada às 14h30min no Theatro Sete de Setembro, localizado na Avenida Floriano Peixoto.

O PGSUS é um programa de inovação em Pós-graduação médica latu sensu no âmbito do SUS, com atuação em rede, que aplica sistemas de inovação nos serviços, nos processos, na estrutura organizacional e principalmente na divulgação de resultados.

De acordo com os realizadores, tratar-se de um programa transformador de inovação e qualificação nas áreas de urgência e emergência, e saúde da família e comunidade, na qual a cidade de Penedo será a primeira a implantar um programa dessa magnitude, transformando-se na capital da inovação médica “Innovation Medical City”, com a participação de instituições públicas e privadas, especializadas em qualificação da área da medicina.

O Prefeito Marcius Beltrão citou os benefícios do PGSUS para o município, como também para os médicos que farão parte do programa, tendo atualizados os seus conhecimentos e tratando-se também de um programa autossustentável.

“O município terá também profissionais médicos com excelente conhecimento nas suas áreas de atuação, que atenderá a população, além disso, os médicos apreenderão na própria unidade de saúde e terão suas dúvidas tiradas pelos preceptores, juntamente com diversos médicos de outras partes do Brasil e do mundo e com as diversas instituições envolvidas no projeto.” Destacou.

Pólo de conhecimento e turismo

O Curso de Pós-Graduação Médica dará a Penedo também uma projeção no cenário nacional, como pólo de conhecimento e pesquisa, que trará para a cidade a visibilidade para seu potencial histórico, cultural e turístico como a “capital do Baixo São Francisco”.

Será também uma excelente oportunidade para atrair investidores da atividade de hotelaria, restaurantes e passeios turísticos. Necessário lembrar ainda que Penedo é uma das poucas cidades que mais recebeu investimentos do Governo Federal para recuperação de seu acervo arquitetônico colonial.

Hoje a cidade oferece um teatro totalmente recuperado, no moldes na época em que foi construído no século XVIII. Além disso, possui dois museus que mostram um pouco da história da colonização na região. O Convento Franciscano que foi totalmente recuperado, poderá se transformar em uma pousada, sendo um atrativo a parte.

Outro grande investimento que está realizado em Penedo e que deverá ser concluído até o final do ano é o Centro de Convenções, com capacidade para mil pessoas. O empreendimento conta com recursos tecnológicos de ponta. Para o aproveitamento do rio São Francisco,  município recebeu uma moderna marina e deverá ganhar também um píer flutuante para receber embarcações de médio porto de todo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *