Chalés dos Loureiros será mais uma atração do turismo e cultura em Penedo
   27 de fevereiro de 2018   │     10:08  │  0

 A bela cidade dos sobrados, Penedo, ganha estar prestes a ganhar mais um prédio histórico recuperado. Dessa vez é o famoso Chalé dos Loureiros que aguarda há vários anos a sua revitalização. As obras já começaram e um dos grandes lutadores para isso ocorresse é o pesquisador, historiador e médico Francisco Salles Alberto Salles, que  também foi homenageado com a Comenda Mário de Andrade, pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o arquiteto Mário Aloísio.

O governador Renan Filho (PMDB) visitou o Chalé dos LoureirosA visita foi guiada pelo médico penedense Francisco Alberto Salles, idealizador do projeto e fundador da Casa do Penedo.

O casarão que passa por restauração com recursos do PAC das Cidades Históricas hospedou no século passado o presidente Getúlio Vargas. Sua arquitetura remete a Belle Époque, na França um estilo do anos 20 e 30.

 

“Restaurar o patrimônio histórico de Penedo é um passo fundamental para promover o turismo, sua principal vocação. Hoje estamos neste prédio lindo, que possui muita história e que hospedou Getúlio Vargas. Esse casarão vai servir para estimular o turismo da cidade, mais um ponto de visitação. Estamos mostrando com essa visita que o Estado defende e apoia obras importantes que resgatam e revitalizam o patrimônio histórico”, destacou o governador.

 

“Tudo que eu faço é pensando em Penedo. Então, divido essa homenagem com o povo de Penedo. E tem mais, não é justo que vocês façam isso com um homem da minha idade. Muita emoção em um dia”, disse emocionado Francisco Alberto Salles ao receber a honraria das mãos do superintendente do IPHAN.

 

Biblioteca

 

Outra novidade para Penedo para os visitantes dessa cidade aristocrática, que aflora a cultura por todos os cantos está para ganhar mais um presente que a Biblioteca Francisco Alberto Salles, da Fundação Casa do Penedo. Foram doados 60 mil títulos de diferentes línguas e gêneros. O prédio ainda está em restauração, faltando apenas a pintura para que possa ser inaugurado e fica na Vila Lessa.

 

“Penedo vive um momento jamais visto em sua história. Prédios históricos sendo restaurados, diversas obras em andamento, uma parceria concreta com o governador de Alagoas. Tudo caminhando para que possamos entrar definitivamente para o hall de cidades turísticas e com atrativos. Hoje estamos acompanhando de perto dois grandes projetos, idealizados por um penedense que luta pela sua cidade. O povo de Penedo tem muito para agradecer ao Francisco Alberto Salles”, encerrou o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *