Arapiraca faz a maior e mais longa cavalgada religiosa do Nordeste
   28 de janeiro de 2018   │     18:43  │  0

Na próxima quarta-feira (31) acontece a 16 ª edição da maior Cavalgada do Nordeste entre as cidades de Bom Conselho e Arapiraca, com a duração de três dias e participação de mais de 200 cavaleiros e amazonas. Tudo começou com a idéia de fazer uma homenagem à padroeira da Capital Alagoana do Agreste alagoano, percorrendo os mesmos caminhos do fundador de Arapiraca, o comerciante Manoel André, que trouxe para o pequeno povoado a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho.

A Cavalgada é organizada pela Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), que integram também a Ordem dos Cavaleiros de Nossa Senhora do Bom Conselho. A saída da comitiva acontece do Convento das Irmãs Franciscanas, logo depois da missa e benção do Bispo Dom Valério Brêda.

Antes os cavaleiros se preparam no Parque de Exposições de Bom Conselho, onde é realizado o tradicional almoço com a presença de convidados. Este ano a novidade da Cavalgada é a participação da Orquestra Coringa, criada pelo grupo empresarial, que tem como grande o empresário e Comendador José Alexandre, que participa do evento desde sua criação e é um dos maiores incentivadores.

 

A orquestra estará presente em todas as paradas da comitiva nas cidades e povoados por onde passa, sempre louvando a padroeira de Arapiraca e lembrando o sentido religioso do evento. A chegada dos cavaleiros e amazonas será no dia 2 de fevereiro à tarde em Arapiraca onde ocorre desfile pelas ruas até a comitiva entregar a imagem da padroeira ao Bispo Dom Valério no Centro da Cidade.

 

Maior evento religioso

Além de ser a maior do Nordeste, a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é o maior evento religioso também de Alagoas, que até hoje não teve o reconhecimento oficial dos órgãos públicos de turismo.  Os organizadores sempre cobraram o apoio para o reconhecimento da Cavalgada dentro do calendário turístico estadual e aguardam isso até hoje.

 

O embarque dos animais para cidade de Bom Conselho em Pernambuco começa no dia 30 e vai até o dia 31 pela manhã logo cedo. Todos cavaleiros e amazonas deverão estar prontos ao meio dia de quarta-feira no Parque de Exposições de Bom Conselho, onde almoçam e montam nos animais para participar da missa e benção para partida da comitiva. É um dos momentos mais emocionantes do evento.

O evento é marcado pela presença de centenas de famílias inclusiva com crianças que também vão montados em seus cavalos e mulas. O percurso é realizado pro estadas de chão batidos e a comitiva é acompanhada de todos os cuidados necessários como batedores da PM e Ambulância, além de toda uma equipe de apoio que organiza todas as paradas e bate sela. O primeiro bate sela acontece na hora do ângelus (Ave Maria), cantado por todos.

Paradas

 

O primeiro pernoite acontece no povoado de Santa Quitéria, onde os cavaleiros abrigam a imagem da padroeira no templo católico da cidade. Depois é fornecido o jantar e distribuído o alojamento nas escolas para que todos possam dormir. Pela manhã tocada alvorada é fornecido café da manhã e depois de uma oração a comitiva parte com destino a Palmeira dos Índios.

O segundo dia de cavalgada é o mais duro. Muita estrada e poeira pela frente e o sol forte, mas a fé não deixa os cavaleiros esmorecerem. Pelo caminho são aplaudidos pelos trabalhadores do campo que assistem a passagem da comitiva há 16 anos. São oferecidos água e frutas aos cavaleiros e amazonas. A frente da comitiva a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho abre os caminhos. O almoço acontece em Palmeira dos Índios onde passam pelas ruas e são recebidos por uma multidão.

No terceiro dia a comitiva chega a Arapiraca, onde são recebidos por milhares de pessoas que aglomeram nas ruas para receber a imagem da padroeira da Capital Alagoana do Agreste. É a maior concentração religiosa de Alagoas. A avaliação dos organizadores é que cerca de 50 a 70 mil pessoas vão às ruas para assistir a passagem da comitiva. Em todo percurso as calçadas ficam lotadas e no centro a multidão toma conta do calçadão Dom Fernando Gomes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *