As prévias carnavalescas em Penedo são destaque em Alagoas
   25 de janeiro de 2018   │     17:25  │  1

 

 

A Bela Penedo vem se consolidando como a cidade das prévias carnavalescas há muito tempo, graças ao inúmeros blocos carnavalescos, muitos com mais de 10 anos de fundados e alguns beirando os 60 anos de existência. Essas características culturais captadas por nosso blog demonstram uma tendência para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo volte seus olhares para essas importantes manifestações populares e dê mais apoio e divulgação.

 

O interessante é que durante o Carnaval, Penedo não tem uma programação carnavalesca intensa, sendo as prévias muito animadas com a participação de blocos e bandas de frevo renomadas com muita originalidade.

A animação em Penedo começou desde o último final de semana e continua hoje com a ilustre Boneca Raquel, que completa 58 anos de desfile pelas ruas de Penedo. Uma tradição que preservada por gerações graças aos participantes que levam seus filhos para brincar o carnaval de rua, como suas famílias, como se faz tradicionalmente em Penedo.

 

Uma tradição que mantida de pai para filhos, uma característica bem penedense, que se notabiliza pela “aristrocracidade” e o culto pela intelectualidade, sendo uma cidade que possui um dos maiores índices de leitura do Estado, segundo dados do IBGE.

A animação desta sexta-feira (26) com o desfile da Boneca Raquel, com concentração agendada para às 19 horas (horário britânico), próximo a Igreja de Santa Cruz, na parte baixa da cidade. O bloco Vassourinhas é quem está organizando o desfile e promete muita animação com nada mais que 50 músicos, que têm a missão de tocar horas sem fim, até o último folião se entregar ao cansaço.

História da “Chica Boa”

A ilustre Boneca Raquel surgiu com uma história muito engraçada. Nos anos de 1960 o conhecido mestre Cabo Vá criou o bloco que tinha o nome de “Chica Boa”, como motivo da festa. Chica Boa era uma funcionária bem torneada da Fábrica de Tecidos, localizada no Bairro Vermelho em Penedo.

A personagem foi criada pelo mestre Cabo Vá em momento de delírio e admiração pelos dotes e sensuais da operária, que arrasava corações em Penedo. Mas certo dia Chica Boa foi embora para São Paulo, cansada de “falsas promessas”, arrasando corações.

Cabo Vá então teve que substituir Chica Boa e não perdeu o bom humor escolhendo outra operária de nome Raquel, que havia assumido a vaga de Chica Boa e assim nasceu o boneco da Raquel. Uma grande história cheia de humor. A Boneca Raquel vai às ruas comemorar seus 58 anos.

Ovo da madrugada

Já no sábado (27) as prévias continuam com o “Ovo da Madrugada”. Domingo (28) será a vez do bloco “Os Pancadeixxon” animar os foliões. A concentração do bloco será no Rosete Andrade. Domingo também acontecerá a “Lavagem do Bonfim” e no dia 3 de fevereiro,“Galante da Noite”.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *