Ministro anuncia reclassificação do aeroporto Zumbi dos Palmares
   9 de novembro de 2017   │     8:16  │  0

O ministro dos transportes, Maurício Quintella, anunciou que a reclassificação do aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, para categoria Delta (D) ocorrerá no final de dezembro e no máximo inicio de janeiro. Segundo ele os trabalhos de topografia já foram concluídos e enviados para a Infraero, que já homologou os trabalhos e enviou para Agência Nacional Aviação Civil (Anac).

O ministro Mauricio Quintella anunciou também que foi concedida autorização especial para companhia aérea hi fly descer em Maceió, no dia 26 dezembro com o avião A330, vindo de Lisboa com portugueses, que vão passar o réveillon em Maceió. O mesmo aparelho estará levando alagoanos para Portugal para passagem de ano na Europa.

A autorização especial concedida pela Anac estava desde abril em Brasília, aguardando o tramite burocrático, mas foi agilizado pelo ministro alagoano Mauricio Quintella, possibilitando a aterrissagem desse gigante do ar em Alagoas e garantido assim a internacionalização do réveillon de Maceió.  De outra maneira o avião desceria no aeroporto de Recife, o que causaria transtornos a todos e prejudicaria a imagem de Alagoas.

O ministro do turismo Marx Beltrão que também esta trabalhando na agilização do processo de reclassificação do aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, comemorou o anunciou do ministro dos transportes e disse que é uma grande conquista para o turismo em Alagoas e também no Brasil.

Reclassificação

A reclassificação vai colocar Alagoas na rota dos voos charter, vindos da Europa, principalmente de Portugal, que já envia de forma extraordinária voos charters em dezembro, janeiro e também durante a páscoa.  Atualmente o aeroporto Zumbi dos Palmares está na categoria Charles (C), que só possibilita a autorização de aterrissagem de aviões menores, enquanto a categoria Delta permite a descida de aparelhos 767 e A310. Para os aviões A330 E A340 o aeroporto internacional Zumbi dos Palmares terá que ter a categoria Eco (E), mas a concessão especial é mais rápida, facilitando a operação sem causar estresse aos empresários e passageiros.

Repercussão na Europa

Entremos em contato com os operadores portugueses em Lisboa da empresa Alto Astral, que opera com a companhia aérea Hi Fly para informar sobre novidade. O empresário Pedro Ramos que todos os anos cria-se uma grande preocupação e um estresses a espera pela concessão dessa autorização para descer o aviões da Hi Fly, que são de grande porte.

A operadora Alta Astral opera com este voo charter há doze anos em parceria com a empresa alagoana Transamérica Turismo, trazendo portugueses para Alagoas e outras capitais nordestinas e levando brasileiros para Portugal, numa operação que tem sido um sucesso. Essa operação poderia ser melhor com a reclassificação do aeroporto Zumbi dos Palmares para classe Delta. Entretanto segundo o empresário português Alagoas precisa de mais hotéis “pés na areia”, como existem em Natal, Salvador e Fortaleza.

O empresário se declarou um admirador do litoral alagoano e não vacilou em classificar como o mais bonito do Nordeste. Ele   também comentou que Maceió é uma cidade acolhedora, com um orla marítima muito bonita que possibilita o turista caminhar aproveitando os bares e restaurantes. Segundo ainda ele  Alagoas é um dos estados mais bonitos do Nordeste e tem tudo para despontar no turismo na Europa.

O operador de turismo português está trazendo cinco voos charters para o Nordeste como Fortaleza, Natal e Salvador e temeu que não conseguisse possibilitar a descida do A330 no aeroporto Zumbi dos Palmares, fato que poderia excluir Alagoas do roteiro europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *