Traipu encerra seu lixão e cumpre Decreto Federal
   24 de outubro de 2017   │     22:48  │  0

O município de Traipu é mais um a cumprir o Decreto Federal 12.305/10 e encerrou o lixão enviando os resíduos para o local devidamente certificado, que é a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) localizada no município de Craíbas. Todos os lixões já deveriam ter sido encerrado desde agosto de 2014, prazo final previsto pelo decreto.

O comunicado oficial do encerramento do lixão de Traipu foi feito, na manhã de terça-feira (24), pelo prefeito Eduardo Tavares ao presidente do Instituto do Meio Ambiente  de Alagoas (IMA/AL), Gustavo Lopes, na sede do órgão, em Maceió. Na ocasião, Eduardo Tavares esteve acompanhado do consultor ambiental, Álder Flores, que explicou quais medidas já foram implementadas e o que será feito a partir de agora.

 

A área urbana onde funcionava o lixão foi aterrada  com a construção de um pequeno  canal de segurança para evitar que qualquer líquido desça. “Agora iremos iniciar as obras de recuperação, com o plantio de plantas nativas”, explicou o prefeito Eduardo Tavares.

 

Transbordo

 

Nas proximidades do antigo lixão será construída uma Estação de Transbordo. A cada dois dias, caminhões da Prefeitura de Traipu, transportarão o lixo para o município de Craíbas.

Os primeiros carregamentos para o Conagreste ocorrerão já a partir desta quinta-feira (26).

 

A conclusão do reflorestamento da área está prevista para este ano, com uma solenidade festiva, que terá a participação de diretores do IMA.

Interessante frisar que o próprio prefeito procurou os órgãos ambientais e o  Ministério Público, onde foi firmado um TAC.

 

“É inadmissível que em pleno Século XXI ainda tenhamos lixões a céu aberto” disse o prefeito Eduardo Tavares que, na oportunidade, aderiu ao programa “Alagoas Mais Verde”, do IMA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *