O maior museu de rádio e televisão da Europa está em Lisboa
   Mozart  Luna  │     13 de outubro de 2017   │     19:08  │  0

 

O museu que possui o maior acervo da história do rádio e da televisão na Europa está em Lisboa no Projeto Museológico Visitável da Rádio e Televisão Portuguesa (RTP) com uma área museológica que conta com mais de 5000 peças distribuídas entre o núcleo museológico da Madeira, a Coleção Museológica, a Reserva Visitável e a Reserva Técnica. O Museu fica em Lisboa na Avenida Marechal Gomes da Costa, n.º 371849-030.

A coleção é uma homenagem a três profissionais de comunicação que fizeram história em Portugal que foram Fernando Pessa, Maria Leonor e Pedro Moutinhos incontornáveis da história da rádio e da televisão.

 

O Projeto Museológico Visitável da RTP foi criado em outubro de 2009 e visa proteger, preservar e divulgar os aparelhos de realização, difusão e recepção da história da rádio e televisão, sem esquecer-se do conteúdo de áudio e vídeo de alguns dos momentos mais marcantes.

 

O Projeto Museológico Visitável da RTP possibilita uma interação do visitante com o passado, como por exemplo, um estúdio de rádio dos anos 50 que foi especialmente montado para reproduzir todo clima do trabalho dos profissionais da radiofonia portuguesa da época. Também há um moderno estúdio de televisão onde o visitante pode gravar a sua própria emissão.

 

Rádio e Televisão de Portugal é uma empresa estatal portuguesa que inclui estações de rádio e televisão públicas. Antes do ano de 2004, a Radiodifusão Portuguesa e (RDP) e a Radiotelevisão Portuguesa (RTP), empresas públicas de rádio e televisão respectivamente, estavam separadas e eram entidades jurídicas independentes e distintas. Em 2004, foram reestruturadas e fundidas numa única empresa pública, prestadora do serviço público, a Rádio e Televisão de Portugal. Desde então, a sigla RTP passou a designar o grupo inteiro de Rádio e Televisão Públicas.

 

Diariamente, milhões de pessoas em todo o mundo têm acesso à RTP, em países de língua portuguesa, como o Brasil, Cabo Angola, Moçambique, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau na China, em Goa, Damão e Diu na Índia, incluindo também em países onde há comunidades portuguesas numerosas, França, Alemanha, Luxemburgo, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Suíça, Argentina e outros.

Nos estúdios da RTP.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *