O “maestro do rei”, Eduardo Lages faz hoje show de reinauguração do Theatro Sete de Setembro em Penedo
   15 de setembro de 2017   │     9:22  │  0

 

O maestro Eduardo Lages, conhecido como o “maestro do rei” – por ser o regente da orquestra do cantor Roberto Carlos em seus shows pelo mundo –  realiza hoje á noite a reabertura do histórico Theatro Sete de Setembro em Penedo.

 

A  solenidade conta com a presença do governador Renan Filho, do ministro do turismo, Marx Beltrão e do prefeito Marcius Beltrão. O Theatro Sete de Setembro foi construído em 1884, ainda durante o Brasil Império e é uma das poucas casas culturais que tem o título de “Imperial”, concedido por Sua Majestade D. Pedro II, um dos governantes mais cultos que o Brasil já teve.

 

Tudo começou com o português Manoel Pereira Carvalho Sobrinho que havia fundado em 16 de agosto e 1865 a Sociedade Phil’hamônica Sete de Setembro que objetivava o incentivo à cultura e artes, começando pela dança, música e a apresentações cênicas como o teatro.

Em 30 de setembro de 1877, após conhecer o trabalho que na época era realizado com grande sucesso, o Imperador D. PEDRO II, concedeu à Sociedade Phyl’harmônica Sete de Setembro, o título de “IMPERIAL”.

 

Em 08 de setembro de 1878 Manoel Pereira Carvalho Sobrinho inicia a construção do Teatro Sete de Setembro, contratando para realizar a obra o italiano Luiggi Lucariny, que depois também construiu o Teatro Deodoro da Fonseca, o Palácio Marechal Floriano Peixoto e outros prédios que compõe o sítio histórico localizado no Centro de Maceió.

A inauguração do Theatro Sete de Setembro foi um momento histórico para as páginas da cultura alagoana e ocorreu no dia 7 de setembro de 1884, com a presença de intelectuais, pesquisadores, escritores e políticos. Para ocasião foi apresentada a peça “O violino do Diabo”.

Em 07/09/1884, o magnífico sobrado (Theatro) foi inaugurado com toda ostentação e o primeiro espetáculo exibido foi “O Violino do Diabo”, uma peça de grande sucesso. Naquele espaço, também aconteciam os festejos e bailes Carnavalescos, inclusive os magníficos desfiles a fantasias.

Theatro italiano

O  Theatro Sete de Setembro guarda as características do estilo Arquitetônico Neoclássico, com planta própria da arquitetura Italiana, a fachada é encimada por quatro estátuas de louça, de origem ainda não identificada, mas provavelmente vindas de Portugal, representando as Deusas da música, da poesia, da pintura e da dança.

No frontão triangular foi aplicado o escudo da Imperial Sociedade Phyl’harmônica 7 de Setembro, possui um palco italiano no formato de ferradura, de excelente acústica e tamanho 6 por 8 metros.

Atualmente disponibiliza ao público, 353 lugares e é composto de auditório, camarotes, frisas, galerias de primeira, segunda e terceira, além do salão de público no centro. Como o primeiro teatro de Alagoas o Theatro Sete de Setembro foi palco de grandes apresentações de companhias europeias e constituía no centro de arte e cultura de toda a região, despertando ciúmes dos moradores da sede da província.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *