Penedo dá o primeiro passo para se transformar no polo de medicina no mundo
   21 de agosto de 2017   │     19:39  │  0

 

 

Penedo entrou na história da medicina no Brasil, como polo de referência em experimento cientifico na prática de procedimentos a distância, utilizando para isso tecnologia de ponta.  No último sábado (19), ocorreu a transmissão ao vivo (live) da simulação de fluxo sanguíneo em cadáveres sem formol.

O evento coloca o município alagoano entre poucos que terão disponibilizado curso com essa especialidade, transformando Penedo uma cidade de referência na medicina no mundo, atraindo médicos de vários países. Para o prefeito de Penedo Marcius Beltrão esse é o primeiro passo para consolidação do município como polo no mundo da medicina, gerando emprego e renda.

Segundo o especialista esse é um experimento cientifico inovador, realizado pelo MARC Institute, em Miami, com o objetivo de conseguir avanços em diversas cirurgias, por meio desses testes com irrigação sanguínea, que permitem aos médicos maior realismo na simulação dos procedimentos.

Essa primeira transmissão/aula realizada em Alagoas buscou mostrar novas tecnologias da medicina, do qual o Município de Penedo busca implantar, em parceria a Fundação Carlos Chagas e MARC Institute, abrindo uma filial para capacitar médicos de todo o Brasil nas especialidades Saúde da Família e Urgência e Emergência.

Durante a transmissão, que também alcançou outros 39 locais no mundo, foi mostrado que a simulação de fluxo sanguíneo em cadáveres ajuda aos profissionais a ter uma melhor preparação na realização destes procedimentos seus pacientes, podendo ser aplicado em: cirurgias cardiovasculares, laparoscopias, cirurgias plásticas e de trauma.

O Prefeito Marcius Beltrão interagiu ao vivo com os presentes e afirmou que essa transmissão representa um marco para Penedo, pois com a implantação dessa tecnologia, os médicos poderem treinar com os cadáveres na mesma condições de preservação de quando em vida.

“Estamos trabalhando para levar para Penedo um braço do MARC Institute e assim tornar o município um grande polo nas áreas de saúde e educação, desenvolvendo a medicina na cidade, fomentaremos também a economia e o turismo”.

Polo de medicina

O Secretário de Saúde de Penedo, Pedro Madeiro, presente ao evento, agradeceu a todos os presentes em nome do prefeito e, destacou a importância de se poder em breve utilizar essa tecnologia no treinamento de médicos aqui em Penedo, trazendo inúmeros benefícios para os pacientes, representando um intercâmbio cientifico entre o Brasil e EUA.

Atração de investimentos

O prefeito Marcius Beltrão está implantando uma política arrojada para atrair investidores que desejam se instalar em Penedo, principalmente setor hoteleiros e de serviços, como lavanderia, transporte, turismo, alimentação e tecnologia avançada. Um pacote de medidas foram preparadas para concessão de muitas vantagens para investidores.

Um deles é a cessão de imóveis para instalação de pousadas, restaurantes e hotéis, além de doação de áreas para construção de empreendimentos que objetivem consolidar o turismo na região.

Dos três aeroportos que estão para ser construídos em Alagoas pelo Governo Federal, o de Penedo será o primeiro a entrar em funcionamento até o próximo ano, além da instalação de um píer flutuante que vai receber veleiros e barcos de viajantes turistas que percorrem o mundo.

 

 

Penedo foi um dos poucos municípios no Brasil que mais recebeu recursos federais para recuperação dos prédios históricos, a exemplo do Convento Franciscano, Teatro Sete de Setembro, Largo de São Gonçalo Garcia. Hoje a “cidade dos sobrados” pois o charme mais aristocrático no Brasil, sendo considerada por arquitetos e historiadores uma das pérolas, que resgatou um pouco da história do Brasil Colônia e também Império.

Banhada pelo seu majestoso rio São Francisco Penedo é hoje um dos melhores para se investir em turismo e negócios relacionados. Com a instalação do polo de pós-graduação em medicina a cidade deverá sofrer um boom em termo de investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *