Traipu realiza festejos juninos com programação resgatando as tradições culturais
   13 de junho de 2017   │     11:27  │  0

 

Quem passa o ano inteiro esperando chegar junho para aproveitar o tradicional São João nordestino não pode deixar de ir ao município de Traipu. Desde a semana passada, matutos e matutas se esbaldam em uma programação especial, montada pela Prefeitura de Traipu, onde o que não faltam são atrações típicas dos festejos juninos: o tradicional arraial – com coco de roda, quadrilha, quermesse, comida a base de milho, barraquinhas e muito forró-pé-serra. Aliás, a música será uma atração à parte este ano.

O prefeito Eduardo Tavares iniciou a programação pela zona rural do município. Até o Dia de São Pedro – comemorado em 29 deste mês – haverá muita diversão nos povoados e na cidade. “Valorizar nossas tradições e proporcionar diversão, com muita segurança, para todas as pessoas que estiverem no município são nossos principais objetivos. Quem vier a Traipu encontrará tradição, diversão e segurança”, garante o prefeito Eduardo Tavares.

Na parte da cidade, a programação (veja arte em anexo) terá início dia 21, no Espaço Rei do Baião – que será montado no Ginásio Ribeirão, próximo ao Rio São Francisco -, a partir das 19h30, com a apresentação da Quadrilha Renascer, campeã de Arapiraca.

Às 21h, os festejos prosseguem no Espaço Dudu Ribeiro (palco externo), com a banda [email protected] e a cantora Ana Lobo.

No dia seguinte, no Espaço Rei do Baião, haverá a apresentação da Quadrilha Quartinha d’àgua, seguida da Quadrilha Mandacaru e de muito forró-pé-de-serra.

“Traipu vive um grande momento não apenas sob o aspecto administrativo, mas sobretudo, do resgate de nossas tradições culturais e, em consequência disso, da autoestima de nosso povo. Com o apoio do prefeito Eduardo Tavares, estamos realizando um trabalho de valorização das tradições traipuenses, fortalecendo o nome de nosso povo pelo Brasil afora. Agora em junho, ainda estamos realizando uma belíssima festa para os pescadores. Podemos afirmar que na administração do prefeito Eduardo Tavares, eles estão sendo valorizados”, avalia a secretária de Cultura, Turismo e Igualdade Racial de Traipu, Suely Galvão.

No dia 23, a festa prossegue no Espaço Rei do Baião, a partir das 20h, com a apresentação da quadrilha Os Pestinhas, de Coruripe. Em seguida, o caipira e a caipira estão convidados a ‘ralar o bucho’ ao som da Banda Acauã.

Os festejos continuam na zona urbana de Traipu no dia 29, em comemoração ao Santo junino Pedro. Às 20h, no Espaço Rei do Baião, haverá as apresentações das quadrilhas Quartinha d’água e Lengo Tengo (de Arapiraca) e de tradicionais trios de forró-pé-de-serra.

Já no Espaço Dudu Ribeiro, haverá, a partir das 22h, as seguintes atrações: forró-pé-de-serra, Banda Acauã e Carlinhos Baby Som.

São João nos povoados

Na noite de hoje, 12, o público, sobretudo os namorados, poderão se divertir no Povoado Olho D’Água da Cerca, com a Banda Afrísio Acácio, a partir das 22h.

No dia 24, os festejos acontecerão simultaneamente em dois povoados. No Cazuqui, a programação começa às 20h com a quadrilha Arraiá Paroquiá, de Traipu. Em seguida, às 21h, haverá a apresentação da Banda Acauã.

No Povoado Uruçu, haverá apresentações de quadrilhas, desfile beleza negra e trio de forró.

No dia seguintes, os festejos juninos serão comemorados no Povoado Vila São José, a partir das 20h30, com a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *