Portugal recebe milhões de peregrinos nos 100 anos da aparição da mãe de Jesus em Fátima
   1 de maio de 2017   │     17:46  │  0

 

IMG_1733Portugal se prepara para receber milhões de peregrinos de todo mundo no dia 13 de maio, quando se comemora os 100 anos da aparição da mãe de Jesus em Fátima. O papa Francisco confirmou sua presença no que é considerado no maior evento religioso do mundo. O Santuário onde se registrou a aparição foi totalmente reformado e uma grande estrutura foi montada para celebração da data.

IMG_2322

A mãe de Jesus apareceu pela primeira vez no dia 13 de maio de 1917 a três crianças, Jacinta, Francisco e Lúcia.  As aparições se seguiram nos dias 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro, tendo, em agosto, a aparição mariana ocorrido excepcionalmente no dia 19 e no lugar dos Valinhos.  Em todas as aparições Maria deixou mensagens para que todos orassem pela paz no Mundo, e suas recomendações ocorreram justamente no ano em que ocorreu a revolução comunista no dia 17 de outubro na Rússia.

IMG_0794

Hoje o local das aparições são destinos de caravanas de peregrinos que buscam no santuário pagar promessas e fazer orações. Este ano em que se comemoram os 100 anos das aparições, uma programação especial está sendo preparada para o dia 13 de maio, que deverá contar com a presença do Papa Francisco.

IMG_0812

O Santuário se prepara para receber milhares de pessoas e as obras que iniciaram em dezembro de 2016 estão em fase de conclusão com algumas reformas e instalação de equipamentos para melhora o som.

IMG_2306

A cidade possui hotéis e muitos apartamentos para alugar para peregrinos que estão se organizando para participar das homenagens a mãe de Jesus. Entretanto muitos peregrinos credenciados se alojam em barracas de camping, nos jardins do Santuário. “ “Dormir na barraca sem o conforto de uma pousada, faz parte do rito em devoção a Nossa Senhora de Fátima”, disse um peregrino que todos os anos acampam nos jardins.

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é um dos mais visitados do Mundo e se transformou em um dos pontos com maior fluxo de pessoas da Europa.

IMG_2308

Lugares de culto e oração
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ergue-se no local onde os três pastorinhos brincavam «a fazer uma paredita» no dia 13 de maio de 1917 quando viram um relâmpago repentino que os surpreendeu e fez com que juntassem o rebanho, para regressarem a casa, com receio de que chovesse.

O projeto foi concebido pelo arquiteto Gerardus Samuel van Krieken e continuado por João Antunes. A primeira pedra foi benta em 13 de maio de 1928 pelo arcebispo de Évora e a dedicação celebrou-se em 7 de outubro de 1953. O título de basílica foi-lhe concedido por Pio XII, pelo breve Luce Superna, de 11 de novembro de 1954.

O edifício tem 70,5 metros de comprimento e 37 de largura e foi totalmente construído em pedra calcária da região, branco de mar.

O conjunto arquitetônico que a Colunata é composta de 200 colunas e meias colunas e 14 altares. A Colunata integra uma Via-sacra com painéis em cerâmica, executados na Fábrica “Viúva Lamego”, segundo desenho de Lino António e em colaboração com o ceramista Manuel Cargaleiro.

Sobre a Colunata, pode se vê 17 imagens. Algumas são de santos cujas congregações estão presentes em Fátima, outras daqueles santos que, pelos seus escritos e pregações, foram “apóstolos marianos”. As imagens grandes medem 3,2 metros e as pequenas 2,3 metros.

IMG_2324

O órgão do Recinto, instalado na sala do coro, do lado esquerdo da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, foi construído por Yves Koenig. Conta com 20 registros, repartidos por dois manuais e pedaleira. A sua composição permite o acompanhamento das grandes celebrações e, graças às amplas potencialidades sonoras que possibilita, está apto para a interpretação de um largo repertório.

Lugar de oração

O Recinto de Oração é uma ampla esplanada, ladeada por frondoso arvoredo a norte e a sul e circunscrita, nos topos nascente e poente, pela Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e pela Basílica da Santíssima Trindade, respectivamente. Constitui-se como espaço convidativo à interioridade e à oração e congrega celebrações.

Os peregrinos que não puderem ficar em Fátima pode se hospedar em outros lugares, como por exemplo, em Nazaré que fica a 30 minutos do Santuário e oferece excelentes hospedagens e a tranquilidade de um lugar turístico. Os hotéis Miramar possuem todo conforto necessário e terapias no templo da saúde do corpo no Talasso.

 

ONDE FICAR – HOTÉIS MIRAMAR NAZARÉ

Miramar Hotels

T (00351) 262 590 000
Email: [email protected]

Miramar Hotels
Sede – Rua Abel da Silva nº 36
2450-060 Nazaré – Portugal

 Miramar Hotel & SPA

 Hotel Miramar Sul

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *