Dia da caatinga terá programa com trilhas e seminário no Tingui
   24 de abril de 2017   │     22:58  │  0

IMG_8456

A caatinga nordestina tem uma data especial ser lembrada como o berço de reprodução de vários animais e pássaros e também como símbolo da resistência de um dos fenômenos climáticos mais duros que se abate sobre o Brasil que é a seca. A caatinga é um dos biomas mais importantes para preservação de uma fauna única na América Latina.

 

Pensando nisso o Instituto do Meio Ambiente (IMA) preparou uma agenda especial para Dia Nacional da Caatinga, com palestras, cinema educativo e uma trilha no Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre. As atividades, que serão realizadas na sede da Associação de Moradores do Povoado Tingui, em Água Branca, iniciam no próximo dia 26 e encerram em 28 de abril, data oficial escolhida para homenagear o bioma.

IMG_8991

A Serra do Craunã e do Padre é referência no Sertão de Alagoas oferecendo uma diversidade de fauna e flora impar e toda região. O local era freqüentado por caçadores que buscavam n caatinga da serra alimento como perdizes, mocós e outros animais. Depois da nova legislação de proteção ambiental e as pesadas penas, os caçadores diminuíram bastante suas ações, mas não cessaram totalmente.

IMG_7402 (1)

Objetivando a conscientização da população que reside próximo a Serra do Craunã é que está sendo desenvolvida uma atividade ambiental no distrito de Tingui, um dos maiores da região.  O inicio das atividades começam no dia 26 com palestra ministrada por Alex Nazário, geógrafo e consultor ambiental do IMA, sobre gestão participativa em Unidades de Conservação e uma palestra sobre a convivência no semiárido, ministrada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

 

Na quinta-feira (27), representantes do grupo SOS Caatinga discorrerão sobre animais peçonhentos e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizará o Cadastro de Artesãos e fará uma apresentação sobre seus benefícios.

 

Ainda no dia 27, a o setor de Gestão Florestal do IMA dará uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Manejo Sustentável de Vegetação Nativa. Haverá também um Cinema Educativo com Jovens e Crianças, realizado pela Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA.

 

Na sexta-feira (28), data em que é comemorado nacionalmente o Dia da Caatinga, haverá uma trilha no Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, Unidade de Conservação (UC) localizada no município de Água Branca. Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e moradores do entorno devem subir a trilha para chegar ao alto do morro que possui pouco mais de 620 metros de altitude. O intuito da trilha é apresentar as riquezas do local.

 

O Refúgio foi criado em 27 de janeiro de 2012, com a publicação do Decreto nº 17.935/2012. Classificado como de Proteção Integral, proíbe atividades industriais; implantação de projetos de urbanização – exceto os casos que sejam para melhoria dos povoados localizados na zona de amortecimento; desmatamento; queimadas; caça; limpeza de vegetação; depósito de lixo; extração mineral; introdução de espécies exóticas e atividades que alterem as características naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *