Guias de turismo descobrem as belezas de Traipu
   Mozart  Luna  │     4 de abril de 2017   │     21:54  │  1

rota do turismo3

O município de Traipu, localizado às margens do rio São Francisco, 143 quilômetro de Maceió, desponta como um novo destino turístico estadual, graças às ações de atração de investimentos e implantação de uma política voltada para dinamização do turismo, que vem sendo realizado pela atual administração municipal, que tem a frente o prefeito Eduardo Tavares (PSDB).

rota do turismo 12

Como parte das ações de divulgação do turismo em Traipu, a secretária de cultura, turismo e igualdade racial, Suely Galvão organizou um fan tour com guias de turismo, numa parceria com o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas.

O roteiro foi elaborado objetivando visitar os principais pontos turísticos do município e também da região, tendo como principal atração o majestoso Velho Chico, que em sua passagem por Traipu traçou detalhes naturais que formam praias fluviais, ilhas, enseadas e a possibilidade da prática de esporte aquático.

O grupo não se deliciou apenas com o sol e as águas do rio São Francisco. Na programação havia vista também aos pontos culturais do município, como o sobrado do saudoso Berílio Mota, onde o Imperador Dom Pedro II teria passado a noite para repousar quando fazia sua viagem subindo o rio São Francisco com destino a cachoeira de Paulo Afonso. O casarão está em bom estado de conservação e possui a originalidade da arquitetura colonial da época.

rota do turismo1

Literatura

A Biblioteca Central foi outro local que teve parada obrigatória, já que Traipu possui requintes da intelectualidade que grassava sobre as famílias mais tradicionais do município. O município possui uma das bandas filarmônicas mais tradicionais do baixo São Francisco: a Lira de Traipu. O grupo musical é uma referência cultural da região, que tem formado profissionais músicos que hoje integram grandes bandas filarmônicas do Brasil

rota do turismo 9

Trilhas

 

Os participantes do Fan tour também suaram a camisa realizando trilhas visitando o Buraco da Maria Pereira e a Serra da Tabanga, que embora não pertença a Traipu, é uma das referências do relevo da região. A Serra da Tabanga fica no outro lado rio São Francisco, no município de Gararu em Sergipe. A caminhada é forte e quem deseja realizá-la precisa se preparar com certos cuidados como alimentos leves e tomar muita água durante o percurso.

rota do turismo 10

Gastronomia

 

O prefeito Eduardo Tavares recepcionou os guias turísticos com um almoço regional, onde não faltou a culinária típica, que desenvolveu uma gastronomia própria baseada no conhecimento popular do povo ribeirinho. Os manjares oferecidos para degustação encantaram os convidados que tiraram muitas fotos dos pratos.

O prefeito Eduardo Tavares disse que ações como essas se repetiram com outros agentes do turismo alagoano e também do Nordeste. O prefeito lembrou que atualmente os arapiraquenses são os maiores visitantes de Traipu, assim como de Palmeira dos Índios, São Sebastião, Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano.

O prefeito anunciou que alguns empreendimentos estarão ainda este ano se instalando no município, como por exemplo, um parque aquático para refrescar o tremendo calor que faz no verão, como também um projeto de criação de uma vinícola.

“Nosso objetivo é incrementar a atividade turística como fonte geradora de emprego e renda e para isso estamos trabalhando para atrair investidores para Traipu”, finalizou Eduardo Tavares.

rota do turismo 18 (1)

>Link  

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *