Ministro do Turismo vai entregar documento do Conorte em Brasília
   8 de dezembro de 2016   │     10:31  │  0

IMG_9279

A primeira reunião do novo Consórcio do Litoral Norte (CONORTE) realizada no inicio dessa semana, com os prefeitos eleitos, já deu bons frutos, graças à força de vontade dos gestores, que organizaram o encontro, que aconteceu com a presença do ministro do turismo Marx Beltrão.

Ficou definido no final do encontro do Conorte, que após a posse dos novos prefeitos, será elaborado um documento que será levado em mãos, por Marx Beltrão, para ser entregue aos colegas também ministros das comunicações, transportes, Marinha e Meio Ambiente. O documento contem a solicitação de melhoria dos serviços de internet, transportes, telefonia móvel, fiscalização ambiental e navegação.

A reunião foi considerada histórica, já que conseguiu reunir dez dos 14 gestores que formam o Conorte. Participou também da reunião a atual presidente do consórcio, a prefeita Camila Farias, atual prefeita de Porto de Pedras, que relatou as dificuldades encontradas para administrar a entidade e revelou que problemas políticos pessoais de integrantes do Conorte, prejudicaram bastante os trabalhos.

IMG_9266

Segundo ela o Conorte está funcionando, mesmo com tantas dificuldades e que atualmente passou por uma restruturação, colocando as contas em dias e buscando debater um dos principais problemas que afetam a região que é o encerramento dos lixões e a destinação do lixo produzido pelas cidades. Na ocasião o secretário geral do Conorte, Júlio César, explicou que a solução do problema vem sendo debatido,  mas ainda não se tem um projeto.

Fim dos lixões

Os primeiros estudos apontam para instalação de uma estação de transbordo em Porto Calvo, que teria uma ligação de transporte com carretas para levar os resíduos, depois de passarem pela coleta seletiva, para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) localizado no Pilar, que vem sendo um centro de referência de destinação em Alagoas.

O assunto será prioridade do novo Conorte, segundo o prefeito eleito de Porto Calvo David Pedrosa, que agradeceu presença do ministro Marx Beltrão e lembrou o apoio dos  senadores Renan Calheiros, Fernando Collor e Benedito de Lira para região e não esqueceu seu amigo o ministro dos Transportes Mauricio Lessa, que também estará ao lado do Conorte.

Novo Conorte

O prefeito eleito de Porto Calvo, David Pedrosa, falou em nome dos gestores que tomam posse no próximo ano e anunciou que o grupo está fortalecido pela vontade de trabalhar, já que a maioria representa a nova geração de lideranças política na região. Junior Loureiro, prefeito eleito de Japaratinga, disse que a partir da eleição haverá um novo Conorte, que servirá de instrumento de união dos gestores para realizar várias ações administrativas de forma coletiva, como compra de medicação, merenda, carros e até combustível, a exemplo do que ocorre no Conesul.

IMG_9267

Os prefeitos eleitos da chamada rota ecologia, Henrique Vilela de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, Bureco Ataíde que também participam da reunião disseram que o Conorte surge como uma grande ferramenta de união, que vai ajudar bastante na melhoria de serviços como água, energia e segurança pública.

Os prefeitos eleitos de Jacuípe, Amaro Junior Carro Velho, Jundiá, Segundo Leão, Fernanda Cavalcante de São Luiz do Quitunde e  Nielson Mendes Pino, o Conorte é um canal de interação e fortalecimentos dos prefeitos que a partir de janeiro de 2017 tem no comando gestores com vontade de trabalhar de forma coordenada e pensando de forma coletiva.

O prefeito eleito de cacimbinhas, Hugo Wanderley, e candidato a presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) também prestigiou a reunião dizendo que a união de todos é o caminho para resolução dos problemas municipalistas. Hugo Wanderley defender a formação dos consórcio como fórum de interação entre os prefeitos e é uma das suas propostas de trabalho, caso seja eleito presidente da AMA. Uma nova reunião do Conorte acontecerá em janeiro  para coordenar a eleição da nova diretoria que tomará posse em fevereiro de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *