O paraíso da reserva ecológica do Castanho
   Mozart  Luna  │     30 de setembro de 2016   │     10:17  │  0

 

IMG_8770 (1)

O Sertão de Alagoas continua em alta sendo um dos destinos turísticos nacionais mais procurados, principalmente depois das produções de telenovelas e cinematográficas, que revelaram ao Brasil uma região lidíssima do Nordeste, que até então permanecia desconhecida. Neste contexto Alagoas aprece com destaque, porque os locais mais bonitos do lago de Xingó e dos cânions estão em nosso estado, entre os municípios de Piranhas, Olho D Água do Casado e Delmiro Gouveia.

Nesta região encontramos locais de uma beleza natural única na América Latina, como por exemplo, a reserva ecológica do Castanho, que possui trilhas que nos levam às grutas com pinturas rupestres de oito mil anos atrás, que já mostramos em reportagem aqui em nosso blog.

IMG_8764

Pequeno museu

 

 

A reserva ecológica do Castanho possui também um complexo de ecoturismo, com restaurante, área de lazer e até um pequeno museu com peças que contam um pouco da história da região do Sertão, desde fosseis até pedras de arenito, onde se observa o registro de nossa pré-história. Neste pequeno acervo do Castanho tem também utensílios usados pelos primeiros colonos que chegaram a região, com ferros de passar roupa à carvão, maquinas de costuras antigas, luminárias que acendiam com a utilização de gordura de animais e muito mais.IMG_8768

Passeios

A reserva ecológica do Castanho também oferece roteiros de passeios no lago de Xingó e nos cânions do rio São Francisco, além da prática de esportes radicais, como o rapel nos paredões descendo até o rio.  Uma confortável catamarã está disponível para passeios, como também lanchas e uma plataforma flutuante que serve de base para receber os visitantes.

IMG_8769

Os passeios ocorrem diariamente nos dois horários, mas para isso é preciso realizar a reserva com antecedência pelos telefones que disponibilizamos abaixo. Os passeios de catamarã ocorrem pelo lago de Xingó até o riacho do Talhado em Alagoas. Durante o percurso o guia de turismo realiza explicações sobre a formação geológica da região e diz também como se formou o grande lago de Xingó, onde foi construída uma das maiores hidrelétricas do Brasil.

IMG_8776

O local oferece cenários lindos para se fotografar e também momentos de reencontro com o criador que na gruta de São Francisco de Assis, onde a embarcação faz uma parada para orações. Na plataforma flutuante os visitantes têm a oportunidade de tomar um banho e também praticar o rapel e tomar um banho no rio.

Também existe a opção de visitar o riacho do talhado de canoa. Um lugar muito bonito, que ser formou com o enchimento do lago de Xingó. A canoa passa entre paredões enormes onde a água reflete a luz do Sol, dando ao local um cenário místico, proporcionando lindas fotografias. Uma parte do passeio que não pode se deixar de visitar.

Restaurante

IMG_8773

O passeio pode incluir o almoço, se o visitante optar por isso. O cardápio é o mais variado possível, priorizando a culinária regional, como o feijão verde com farofa, bode assado, carneiro guisado, tilápia na brasa e a tradicional peixada de surubim. Pra beber sucos da época na região como umbu, cajá, laranja, abacaxi, melancia e outros mais. A sobremesa também é diversificada com sorvete de frutas tropicais.

IMG_8781

E a cesta (descanso) está garantida bastando se deitar nas redes disponibilizadas às margens do rio São Francisco, a sombra das algarobas e ao som dos pássaros, que cantam o dia todo no Castanho. Um dia para descansar e meditar sobre as coisas boas que a vida nos proporciona. Bem vamos ficando por aqui e aproveite para fazer logo sua reserva e pegar a estrada. O paraíso do Castanho lhe espera.

Reservas

Site – www.canionsdosaofrancisco.com.br

Email- [email protected]

Telefones – 082 – 98855-1290/98114-7070/99959-1056.

VEJA VÍDEO

 

VJA TRECHO DA GRAVAÇÃO DA NOVELA VELHO CHICO COM DOMINGO MONTAGNER

Tags:

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *