O Caribe de Alagoas
   Mozart  Luna  │     11 de setembro de 2016   │     13:13  │  2

FullSizeRender (10)

O litoral Norte de Alagoas oferece paraísos fantásticos com praias e piscinas naturais incríveis como as existentes em São Miguel dos Milagres. O município possui o que há de mais refinado em pousadas de charme, que desenvolveram uma gastronomia própria e muito requintada para atender aos mais exigentes gostos.

As praias estão salvas da poluição urbana, principalmente das famigeradas línguas sujas de esgoto, pelos menos por enquanto. Os cenários são formados por uma faixa de areias brancas e limpas, adornadas com um coqueiral magnífico, que compõe um conjunto harmonioso com um desenho bem definido, entre do verde, o branco das areias e o azul turquesa do mar.

FullSizeRender (9)

Passear pelas praias de São Miguel dos Milagres é um exercício de alivio das tensões do dia do trabalho nas grandes cidades. O barulho que se ouve é apenas do mar e do vento batendo nas palhas de coqueiro e os pássaros, que logo cedo acordam todos que estão nas pousadas. Os bem-te-vis são os que mais “gritam”, anunciando o rei Sol esta subindo imponente sobre o mar azul, trazendo a alegria da vida.
FullSizeRender (8)

Passeios

São muitas as opções de passeios começando pela ida às piscinas naturais, que são as mais bonitas do litoral Norte de Alagoas, graças a sua preservação. Uma associação de jangadeiros da rota ecológica, que foi criada para levar os turistas até essas jóias preciosas de nosso litoral, que são as piscinas naturais.

FullSizeRender (7)

São 30 jangadeiros pescadores, que foram capacitados para realizar essa atividade turística, através do Instituto Yandê, com o objetivo de praticar o turismo sustentável de base comunitária e de conservação da natureza.

Esses profissionais foram preparados para conduzir o turista pelos ambientes estuarinos e recifais da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, na região dos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe.

IMG_8557

Gastronomia

 

As pousadas de charme existentes na região desenvolveram um menu próprio, através de chefs de cozinhas que buscaram pesquisar sabores e até cores que atendam aos visitantes. Todas pousadas oferecem também uma carta de vinhos refinada, além de drinks que priorizam as frutas regionais, sem esquecer aquelas que sempre terão que estar presentes com os morangos e cerejas.

IMG_8546

Um dos desses pratos é espaguete de coco. Isso mesmo! Espaguete de coco. O prato é servido com exclusividade na pousada Villas Taturé, em São Miguel dos Milagres e que foi desenvolvido pelo seu proprietário, Gilson Machado Neto. Segundo ele o prato dá um trabalho danado. “Para se fazer o espaguete de coco é preciso colher mais de dez frutos, para aproveitar apenas quatro”, disse ele.

O prato deve ser acompanhado de vinho tinto, de preferência na temperatura ambiente e depois colocar no balde. Para sobre mesa uma cocada ao forno acompanhada de uma bola de sorvete de creme.

Assim é o paraíso conhecido como São Miguel dos Milagres, um lugar único em Alagoas que reúne natureza, requinte e tranquilidade.

>Link  

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carvalho

    É por pouco tempo. Os coqueirais estão sendo derrubados, rios estão sofrendo assoreamento, o clima está mudando, condomínios estão sendo construídos e a cidade não possui saneamento básico (adivinhem para onde irá o esgoto), a demanda está aumentando e os serviços, como água e luz, estão cada vez mais precários (falta água todos os dias, as quedas de energia são constantes, fontes e elétro eletrônicos queimam com frequência), os corais estão diminuindo devido à constante visitação (muitas pessoas caminhando por cima deles). Isso sem contar as questões sociais, assaltos, estupros, arrombamento, tráfico de drogas. Resumindo, São Miguel dos Milagres é, hoje, um paraíso em processo de degradação.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *